sábado, 16 de outubro de 2021

CARTA ABERTA AOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO e POPULAÇÃO EM GERAL.

Meus cordiais cumprimentos aos que desse texto tenham conhecimento. E peço-lhes uma breve reflexão de quem é o(a) professor(a), seu papel na sociedade e principalmente, em sua história de vida.  Afinal, você seria o que é sem esse profissional? Teria a mesma visão do mundo que tem na atualidade? Conseguiria vislumbrar uma sociedade mais justa, igualitária em oportunidades e próspera sem o(a) professor(a)?

 

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. “

Paulo Freire

 

 

Não, não que nossa profissão seja a mais importante, como escutamos sempre esses clichês. Porém é a profissão que não só forma outras, mas também, contribui na construção de um mundo melhor para todos(as) os(as) cidadãos(ãs). Que acredita e luta com veemência por melhores oportunidades para nossas crianças, jovens, adultos e idosos.

 

É com a compreensão de que a ignorância ainda predomina numa densa camada da sociedade e que com paciência e muita garra poderemos vencê-la, que escuto: Professor voltou a trabalhar? Esclarecemos que em momento algum paramos; que a escola esteve fechada sim, mas nosso trabalho só se intensificou ainda mais com as aulas remotas. Vivemos um momento atípico, porém se faz necessário dizer que o trabalho do(a) professor(a) excede a sala de aula, pois nos planejamos antes, ministramos as aulas em sala e realizamos atividades depois da aula. A sala é apenas uma etapa do processo de aprendizagem, o mais importante, no entanto os outros o torna executável.

 

Infelizmente há quem consiga imaginar uma sociedade e uma educação melhor, isso sem validar o trabalho do(a) professor(a), sem valorizar, sem respeitar. Sim, sem respeito... onde está o respeito? Onde habita o tal respeito ao professor(a)? Uma vez que a gestão atual passa por cima das Leis, ao seu bel prazer, nos retirando direitos garantidos. Frise-se que não é opinião, sim fato. Isso muitas vezes com a leniência da supracitada densa camada, que acha que o(a) professor(a) merece ter seus vencimentos congelados pelos últimos 3(quatro) anos, e, poucos dos que teriam alguma possibilidade de intervir estiveram do nosso lado.

 

Que nesse dia do(a) professor(a) possamos escutar não apenas os parabéns, mas sentir na prática o respeito ao qual fazemos jus! Meus parabéns a cada nobre colega que consegue ter a altivez de levar o melhor de si para os estudantes, mesmo em face a desvalorização salarial e desrespeito às leis! Todos que acreditem no poder transformador da Educação estejam unidos nessa luta por valorização e respeito. Se não é professor(a), mas acredita nessa pauta ou tem responsabilidade social, está convocado para a luta. Luta diferente, aqui todos sairão vencedores, pois é uma luta para edificar a educação a partir da devida valorização e respeito ao professor(a).

“Fracassei em tudo o que tentei na vida. [...]. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.”

Darcy Ribeiro

Atenciosamente, renovamos nossos votos de estima e consideração.

 

PROFESSORES DE BONITO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui