Publicidade






quarta-feira, 1 de julho de 2020

O Brasil estranho a si mesmo - Por Lindoberg Campos

O Brasil é estranho a si mesmo. Esse parece ser um axioma incômodo porque, ao longo do tempo, não se demonstrou refutável. Mas o risco de se tornar clichê também policia essa “verdade” que parece tão desgastada. O Brasil continua estranho a si mesmo porque tornou-se narcísico ao enxergar no espelho que criou apenas a imagem que escolheu ver.

É preciso compreender essa estranheza a partir de uma imagem pretérita e já fartamente usada, mas que continua atualíssima apesar da distância temporal que nos separa; refiro-me à Canudos. Há muito que o episódio do arraial baiano se tornou uma metonímia do que é o Brasil. Distante do poder central que, embalado por um Positivismo tacanho e por um “bando de ideias novas” e sem fundamentação, pensava e organizava o modelo social, Canudos foi acometido pela sanha da indiferença e o desejo de aniquilamento do diferente.

Palmilhado a cada espaço em que fora erguido na marginalidade da nacionalidade, à “tapera miserável dos sertões” não foi dada o direito de cidadania. Nem mesmo aos soldados que tetricamente foram obrigados a dizimarem seus “rudes patrícios” foi oferecido o direito básico de qualquer indivíduo: saúde, educação e moradia. Sacudidos nos morros da então capital federal, construíram à revelia do poder central suas vidas. Sob o signo da baioneta, a República se estabeleceu e perpetuou-se em movimentos intermitentes das armas.

Os rumos atuais do governo federal dão mostras inequívocas de tal fenômeno quando, diante da pandemia que assola o mundo e confronta o poder Executivo a lidar com tais problemas, parece querer reeditar fatos históricos traumáticos ao desafiar a harmonia dos três poderes (conquista do longo e cambaleante processo democrático), imputando ao Judiciário e Legislativo responsabilidades por uma calamidade que só o Executivo é capaz de gerar. Não bastasse isso, ao desafiar os dados sobre a pandemia, o Executivo reafirma seu menosprezo pela ciência, à qual já havia declarado guerra velada substituindo-a pela primazia da religião na gerência dos rumos governamentais, e formula em uma concepção singular e perigosa o conceito de povo, que valida e instrui as ações do governo.

Mas a afirmação de uma estranheza ainda precisa ser aclarada, sobremaneira porque essa assertiva possui em seu âmago uma conotação depreciativa. Não apenas porque se refira a uma questão interna de compreensão de uma identidade coletiva que perfaz, ou molda a seu estilo, um inconsciente coletivo. Essa estranheza possui uma implicação muito mais ontológica, dada as vicissitudes contemporâneas de realidade político-religiosa de um estranhamento por tudo que se refere a “um outro”. A declaração do ex-Ministro da Educação na reunião ministerial de 22 de abril de 2020, conjugadas ao posicionamento do Ministro das Relações Exteriores em seu ato de posse, apenas reforçaram uma visão turva e insuficiente daquilo que se convencionou chamar povo brasileiro. Povo não é uma identidade ou bloco monolítico em que se reflete de forma inequívoca a multiplicidade de ideais.

A estranheza a que me refiro, uma espécie de narcisismo político-antropológico – traduzido musicalmente por Caetano, “é que Narciso acha feio o que não é espelho” – quase catastrófica do panorama humanitário, é fruto de uma dicotomia que se instaura, ou pelo menos acentua-se, na crença de possuir os meios de condução das políticas sociais mais adequadas em contraposição a uma corrente que já fora hegemônica. Nessa disputa do “nós contra eles” o espaço fronteiriço do debate sadio torna-se um campo minado e nasce daí a necessidade de aniquilação daquilo que impede minha perspectiva.

Democracia é algo estranho e muito caro à nossa história. Não bastasse a imposição de um modelo político lusitano baseado na exploração desenfreada e no abuso da governança, o sistema republicano, em que pese seu ideal liberal, nasceu sob o signo do golpe de Estado e na conceo processo de concentração da administração no Brasil conjugou uma face ditatorial.

Tanto no episódio do massacre de Canudos como contemporaneamente, o poder público se fechou numa sala onde se exibem apenas os dados que satisfazem sua perspectiva e ego inflamado. Rodeado de asseclas, e firme no propósito de levar adiante um projeto civilizador do qual se faz paladino, avança com sua agenda catastrófica e insana. Marcha com passada firme em direção ao precipício que se avizinha. A história se repete em espirais. A campanha de Canudos não submergiu apenas um ponto no mapa afogado por uma represa. Atualiza-se e renova-se em seu prenúncio trágico de incapacidade de alteridade.

A frase do ministro do STF em sua posse como presidente do TSE (“Precisamos armar o povo com educação, cultura e ciência”) é sintomática e exibe um problema crônico. Em clara resposta e oposição ao já constante desejo do presidente Bolsonaro de armar a população com o álibi de que armados seriam defensores incontestes da democracia, Luís Roberto Barroso parece ser a voz que clama por um refluxo ao passado, tal como Euclides escrevera, com a evidente intenção de não reescrevermos as páginas da história com tinta rubra. Se hoje é preciso afirmar que educação, cultura e ciência são pontos basilares na constituição de uma sociedade sadia e democrática, seu apelo e alerta são pretéritos. Canudos desponta, mais uma vez, como exemplo. Ao invés de estruturar um Estado capaz de agregar em seu bojo o dinamismo social e as nuances do pensamento, buscou-se o caminho mais curto e direto. Escrevia Euclides ao se deparar com aquela face do Brasil que não se quer enxergar: “requeriam outra reação. Obrigavam-nos a outra luta. Entretanto enviamos-lhes o legislador Comblain; e esse argumento único, incisivo, supremo e moralizador – a bala”.

Se Canudos, “foi na significação integral da palavra, um crime”, como asseverava Euclides, seu espectro assentou-se no Brasil contemporâneo como uma ferida narcísica da qual não sabemos ou não queremos aceitá-la como imprescindível a nos compreendermos como povo. Não há como fugir de nossa herança marcada pela escravidão, subserviência e favorecimento particulares. Uma nação não se faz grande ao rejeitar suas marcas e feridas como pretendem um Weintraub ou Ernesto Araújo, que em suas falas reproduzem preconceitos e inverdades, além de uma interpretação superficial sobre os povos que constituem o Brasil. Suas interpretações reverberam posicionamentos crônicos, como aquilo que foi publicado em 19 de julho de 1892 no Correio Paulistano, em que atacam chineses e escravos como povos lascivos, “cheios de vícios e perniciosos” a qualquer sociedade. É preciso mirar no espelho que reflete nossa imagem e enxergar a multiplicidade que ali se exibe.

Ou aceitamos que a democracia é tão múltipla quantos sujeitos nela se encontrem, ou repetiremos a história. O Positivismo que embalou nossa caserna ao moldar o sistema republicano deve ser parte de nossa herança, mas não pode ser ainda hoje o berço que embala as ações de transformação e de organização de modelo político-social.

Espera-se que a Comblain não seja mais o argumento incisivo; que Narciso veja no espelho o outro que não o seu falso, e que possamos dizer que Canudos é apenas um retrato na parede da memória, ainda que confessemos: mas como dói!

Lindoberg Campos - Doutorando em Literatura (PUC-RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Marcadores

A. A. Maguary AABB Ablogpe Ação em Saúde Ação Social ACEAB Acessibilidade: Direito e Conhecimento Acidente AD Diper Adagro Adutora de Serro Azul Adutora do Agreste AEAB Aécio Neves Afogamento Agenda Cultural Agrestina Agroecologia Águas de Bonito Alacc Alagamento Alagoinha ALEPE Alex Freire Alpha Turismo Altinho Alto Bonito Aluga-se Álvaro Porto Amupe Anderson Cavalcanti André Ferreira Andreza Pimentel Animais Aniversariantes do dia Aniversários de Bonito Anunciantes APAE Apae/Bonito Apelo Aristheu Figueiredo Armando Monteiro Arraiá 360° Arraiá do Blog Arraiá do Blog 2019 Artes Arthur Godoy Artigos Artista Bonitense Asces-Unita Assalto Associação dos Japoneses ASTURB AsturPE Atleta Bonitense Atlético de Bonito Futsal Atropelamento Audiência Pública Autódromo Internacional Ayrton Senna B. Arlindo Cavalcante B. Bandinha B. Boa Vista B. Cachoeira B. Frei Damião B. Jucá B. Mutirão B. Sapucaia B. Vila da Cohab B.Bandinha Bacamarteiros Bada de Bentivi Badminton Baile da Saudade Bananeira do Curvelo Banco do Nordeste Banda Musical do Biu Barra de Guabiraba Barragem do Prata Barragem Serro Azul Bastidores Belém de Maria Belo Jardim Bentivi Bezerros BIEsp Blog do Wagner Wilker Blog Eu Amo Bonito Boi Glorioso Boi Lavrado Bombeiros Bonitense Esporte Clube Bonitenses Bonito Bonito EcoParque Bonito Grill Bonito na História Bonito na TV Bonito Pedall Bonito Radical Bonito Runners Bonito Running BonitoPrev Bora Pernambucar BR-104 Brasil Brejão Brejo da Madre de Deus Brigada Municipal Voluntária Cachoeiras Câmara de Vereadores Câmara dos Deputados Camocim de São Félix Campanhas Campeonato Municipal de Futebol de Campo Campeonato Pernambucano A-2 Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat Capoeira CAPS Carlos Henrique Vilela Carnaval Cartório de Registro Civil Caruaru Casa das Juventudes Catende Cavalgada Cayo Albino CBMPE CELPE Censo 2022 Centro de Eventos Maguary Centro Educacional Paulo Freire Chuva Cine Sesi Classificados 360 Click360 Clima Colégio Interativo Colégio Municipal Paulo Viana de Queiroz Colônia Rio Bonito Coluna de São Pedro Coluna Direito e Cidadania Coluna LivreMentes Coluna Show Coluna ZooPet Comagsul COMDICA Compaz COMPESA COMSEG - Conselho Municipal de Segurança Pública COMTURB COMUNICADO Comunidade Água Vermelha Comunidade de Carrilho Concurso Conferência Confraternização Congresso Conselho Tutelar CONVITE Coordenadoria da Mulher Cordel Correios Corrida da Galinha Cortês Covid-19 Cozinha Saudável CREAS Crime Ambiental Crônica Cultura Cupira Cursos Danilo Cabral Data Comemorativa Debate Rio Bonito Decisão Bonito FC Decisão Bonito/Futsal Decreto Defesa Civil Delegacia de Bonito Denúncias Dep Túlio Gadelha Dep. Alessandra Vieira Dep. Clodoaldo Magalhães Dep. Eriberto Medeiros Dep. Felipe Carreras Dep. Fernando Filho Dep. Fernando Rodolfo Dep. Gonzaga Patriota Dep. João Campos Dep. João Paulo Costa Dep. Laura Gomes Dep. Marília Arraes Dep. Ricardo Teobaldo Dep. Rodrigo Novaes Dep. Romero Sales Deputado Alberto Feitosa Deputado Jorge Côrte Real Deputado Pastor Eurico DER-PE Desafio das Serras Desaparecido (a) Destaque DETRAN-PE Diário Bonitense Dicas da Gabi Dicas do Blog Didi do Paed Dilma Rousseff Diocese de Caruaru Diogo Carlos Direto da Capital Diretoria de Esportes Divulgação Doação Douglas Cintra Dr. Edmilson Henauth Dr. Eucaé Miranda Dr. Fernando Júnior Dr. José Abrantes Dr. Lucídio Dr. Lucídio José de Oliveira Dr. Marcone Borba Dr. Rodolfo Godoy Dr. Túlio César Duguinha Duguinha Lins E. E. Pe. José Augusto E.T.E Economia Ecoturismo Edital Edson Monteiro Eduardo Campos Educação Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Eleições 2022 ELEPE Empetur Emprego Encontro de Blogueiros Engenho Barra Azul Engenho Floresta Engenho Jardim Engenho Mágico Engenho Pendanga Engenho Tróia Enquetes Entre Aspas Entrevistas EREM Erinho da Capoeira Ernesto de Paula Esc. Bernardo Sayão Escola FJS Espaço.Vet Esportes Estádio Artursão Estreito do Norte Estupro ETE - Bonito Evento Beneficente Evento Cultural Evento Esportivo Evento Privado Evento Religioso Eventos Exposição Fábio Júnior Fátima Borba Feira de Artesanato Feira Livre Feminicídio Feriado Festa da Divina Misericórdia Festa de Nossa Senhora da Conceição Festa de São Cristóvão Festa de São José Festa de São Pedro Festa de São Sebastião Festival Festival Cultural do Boi Lavrado Festival de Prêmios Festival Gastronômico de Bonito FIEPE Fiscalização FisioMais Serviços de Saúde Flagra360 Flagrante Flávio Cabral Fórum Fórum de Bonito Futebol360° Gal Birro Gastronomia GATI Gente Que Ama Bonito Geraldo Júlio Gildo Dias Giorge de Neno Giro Policial Governo do Estado Governo Federal Gravatá Greve Grupamento ROCAM Grupo da Terceira Idade Grupo PAF Grupo Pimentel Guarda Municipal Guaretama Gustavo Adolfo Heron Martíns História História de Bonito Homenagem Homicídio Hospital Regional do Agreste - HRA Hotel Bella Vista Hotel Bonito Plaza Hotel Fazenda Pedra do Rodeadouro Hotel Refúgio do Rio Bonito Humberto Costa IBGE Ibirajuba Icia Iconografia Bonitense Igreja AD Seara Igreja Batista Igreja Batista Central Igreja Congregacional Igreja do Deus Forte Igreja Presbiteriana Iluminação Pública Inauguração Incêndio Inclusão Influenza informações Informativo 360graus Instituto Serra do Rodeador Investimentos IPA IPA/Bonito IPTU IPVA Íris Silva IVATS Izaias de Bonito Jairo Maratonista Jarbas Filho JEB's Jhones Rufino João Campos Joãozinho Tenório Joaquim Lira Joaquim Nabuco Jobson Salles Jornal O Bonitense José Maria Leite de Macedo José Pinheiro Joseildo Rosa Jovens em Destaque Jucepe Junina Pé-de-Moleque Juninho Heráclio Júnior Heráclio Justiça Kelly Jany Laércio Queiroz Lázaro Figueiredo LBV LEAL Lei Aldir Blanc Leniclécio Miguel Leninho Filho Lindoberg Campos Live LiveBlog LivreMentes Loteamento Morená Luan Lúcia Heráclio Lula Lunicks LUTO Mãe Coruja Mailde de Teté Mandado de Prisão Manifesto Manoelzinho do Acordeon Marcelo Gomes Marcelo Júlio Maria da Penha Maria Elza Maria Izalta Marília Arraes Marina Silva Marquinhos da Garagem Massacre do Rodeador Massilon Pessoa Cavalcanti Massilon Pessoa Cavalcanti Filho Matérias Maurício Ramalho Mayors For Peace Meio Ambiente Memo Memória Memorial Iconográfico Bonitense - MIB mensagem Mercado da Vida Milton Olegário Ministério da Educação - MEC Minuto Saúde Missa 7º dia Momento FitoCasulo Monsenhor Miguel Moto Fest Movimento Sebastianista Mozart Sales MPPE MST Multcoisas MundoPet Municipal de Educação Municípios Saudáveis Museu Municipal Música Natal Solidário Netcell Telecom Nota de Esclarecimento Nota de Falecimento Nota de Pesar Nota de Repúdio Nota de Utilidade Pública Nota Oficial Novembro Azul NUCA O Cearense OAB-PE OAB-PE/Caruaru Oficina Olimpíadas Rio 2016 ONG ACBC ONG Sabiá da Mata Operação Tapa-buracos Opinião Oportunidade PAED Palestra Palmares Panelas Papo 40 Parceiro Parcerias Paróquia Nossa Senhora Aparecida Paróquia Nossa Senhora da Conceição Parque Natural do Mucuri-Himalaya Parque Natural Mata da Chuva Paulo Câmara Paulo Viana de Queiroz PCdoB/Bonito Pe- PE-085 PE-103 PE-109 PE-112 PE-120 Pe. Erandi Torres Pe. Isael Torres Pe. Pedro Pe. Sivonaldo Pedro Pedra do Rodeadouro Pedro do Rodeador Pernambuco Pesqueira Pesquisa Pessoinha PETI PGE-PE Plano de Mobilidade Urbana PMPE Polícia Polícia 360 Polícia Civil Politeia Política POLÍTICA360 Portal da Transparência Portaria Postagens Pousada Vale dos Lagos Praça da Bíblia Praça de São Sebastião Praça Dep. Paulo Viana de Queiroz Prefeitura Municipal do Bonito Premiação Prêmio Destaque Bonitense Prêmio Destaque Empresarial e Profissional Presídio Juiz Plácido de Souza Processo Seletivo Professores Programa Bonito Mais Seguro Programa Educação do Campo Programa Minha Casa é Legal Programa O Assunto é Política Programa Uvas de Bonito Programas Federais Projeto Bonito Saudável Projeto Clarear Projeto de Lei Projeto Fut-Vida Projeto Social Abrace Projeto Social Esportivo Real Bonito Projetos PROJOVEM Promoção Protesto PSB PSD PSDB PTB Publicidade Queimadas Quilongá r Rádio Agreste FM Rádio Rio Bonito Rádio Verdade FM Rapel Recife Rede Pita Supermercados Região Regional Registros Religião Reportagens Resinort Revista Plural Riachão Riacho Capema Riacho Seco Ribeira Ricardo Heráclio Rio Bonito Embalagens Rodeador Rodeador Cultural Rodeadouro Rodovia Dep. Ribeiro Godoy Romaria Ronaldo do Inhame Rota das Cachoeiras Rua Abdias Vilar Ruy Barbosa Sairé Sala do Empreendedor Samara Santos SAMU Sanharó Santa Cruz do Capibaribe São Bento do Una São João São João 2012 São João 2013 São João 2014 São João 2015 São João 2016 São João 2017 São João 2018 São João 2019 São João 2020 São Joaquim do Monte Sassepe Saúde Saúde em Ação Saúde em Pauta SCFV Sebrae sec Secretaria Secretaria da Fazenda Secretaria de Obras Secretaria de Turismo Secretaria Municipal da Mulher Secretaria Municipal de Ação Social Secretaria Municipal de Administração Secretaria Municipal de Agricultura Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Governo Secretaria Municipal de Meio Ambiente Secretaria Municipal de Saúde Seduc Segurança Seja Bem Vindo! SELO UNICEF Semana Santa Seminário SEMOC Sen. Fernando Bezerra Coelho Série Bonitenses Série Especial SESI/SENAI Seteq Seturel-PE Seturjel Shopping Difusora Show de Prêmios Sílvio Costa Filho Sindicato dos Trabalhadores Rurais SISMUB Sítio Boa Vista Sítio Cochos Sítio Matias Sítio Milagres Sítio Muricé Solidariedade Somopar Sorteio Sueli Silva Suicídio Supremo Tribunal Federal - STF Sustentabilidade Tacaimbó TCE-PE Tecnologia Teleférico Tentativa de Homicídio TJPE TMZ Top Of Mind TopFive Trade Turístico Tráfico de Drogas Trânsito TRE-PE Troféu Música Boa Turismo Turismo Acessível Turismo de Aventura Turismo Rural TV Bonito UBS José Ferreira Filho UESBO Um pouco de história Uniasselvi Unopar/Bonito UPA - Bonito UPAe Dr. Xisto Zeno Valones UPE UVB-PE Vacinação Valdomiro de Souza Lima VC NO 360° vereador Vereador Abdonildo Jordão Vereador Adones Lagartao Vereador Breno César Vereador Bruno Senna Vereador Didi do Paed Vereador Dr. Edmilson Henauth Vereador Eije Morimura Vereador Eiji Morimura Vereador Holandinha Vereador Irmão Jorge Vereador Irmão Lourenço Vereador Irmao Roberval Vereador Irmão Roberval Vereador Irmão Zenilson Vereador Ítalo Vereador Joseildo Rosa Vereador Júnior do Gado Vereador Marcelo do Rodeadouro Vereador Marcos da Carne Vereador Marquinhos da Garagem Vereador Massilon Pessoa Vereador Pastor Rogaciano Vereador Paulinho de Devá Vereador Pedro do Rodeador Vereador Pedro do Rodeadouro Vereador Ricardo Heráclio Vereador Ronaldo do Inhame Vereador Sargento Sorel Vereador Toinho da Granja Vereador Walter Maroja Vereador Wladimyr Blóise Vereador Zé Batista Vereadora Anacléa de Anacleante Vereadora Andreza Pimentel Vereadora Graça de Barra Azul Vereadora Julieta Pinheiro Vigilância Sanitária Violência Viração Virada Esportiva Walter Maroja Wendes Oliveira Yasaki do Brasil Yazaki Bonito Yazaki do Brasil Zap360 Zhara Store