Publicidade


domingo, 8 de setembro de 2019

Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil…e vermelho - Por Lindoberg Campos

Fonte da imagem: Pátria, de Pedro Bruno (1909), óleo sobre tela
Euclides da Cunha nos deixou uma lição ímpar: não reduzir a compreensão de Brasil a conceitos prévios e absolutos. Para quem ousou se lançar na leitura de sua obra, Os sertões, fica clara a virada de perspectiva de seu autor sobre o que era o Brasil. Se antes do contato com “nossos rudes patrícios” se apresentava um escritor convicto nas suas ideias de que a República deveria levar a “civilização” para o indômito interior por meio de seu braço armado, a realidade de uma nação que relega o seu próprio povo ao esquecimento e o lança à sorte mostra que a complexa teia histórica carrega em seu berço muito mais dinamicidade e traumas que poderíamos supor.

Somos, oficialmente, há 197 anos uma pátria. Pátria amada, Brasil. E nesses quase dois séculos assistimos atônitos às mais diversas tentativas de dar um sentido de identidade coesa e una. Mas o conceito de pátria ou nação é relativamente recente na história da humanidade. Data do século XIX a partir das lutas de independência dos Estados nacionais protagonizados na Europa. Desde então se convencionou buscar no passado momentos históricos e narrativas fundacionais que fossem fontes aglutinadoras de um senso de pertença o qual os indivíduos pudessem compartilhar.

No romantismo brasileiro, buscamos no indígena o mito identitário original para suprir uma lacuna de diferenciação para com a herança lusitana, mas esquecemos que o poder imperial brasileiro, patrocinador dessa busca ensandecida, trazia em seu pretérito a mácula de massacres e dizimações de populações inteiras de tribos indígenas. Fez-se do índio mero acessório imagético sem uma efetividade de sua participação na constituição e construção de uma identidade nacional. Sequer a República foi capaz de sanar tais problemas. Na sanha do progresso cego e inumano, as armas republicanas varreram à baioneta os movimentos populares, renegando uma possibilidade de cidadania e identidade na construção da nova imagem de nação e ainda validou o racismo estrutural por meio de teses científicas, ampliando o abismo humano no país.

Ainda que se represente o Brasil sob a égide do verde-amarelo da bandeira republicana, herdeira da imperial, o nome pelo qual designamos esse imenso território possui raízes etimológicas que remetem a “vermelho como brasa”. Sim, somos vermelhos na origem. Era a tinta vermelha extraída do pau-brasil que tanto encantou os europeus que dizimaram nossas florestas em busca do lucro econômico. Vermelhas eram as peles pintadas dos indígenas quando da chegada dos colonizadores lusitanos, franceses, espanhóis e holandeses. Antes de ser pátria amada Brasil, essa terra era Oreretama, Pindorama, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e de todos nós! Ao vermelho originário agregaram-se o verde da Casa de Bragança, o amarelo dos Habsburgo e o anil republicano.

Contemporaneamente, como se o espectro de um patriotismo tosco e mesquinho, herdeiro do regime militar, tivesse despertado de seu sono tumular, ouve-se aqui e acolá frases acerca do senso de patriotismo brasileiro sempre subordinado a uma concepção única ou sob a égide de uma instituição ou outra.

Pátria não é, ainda que pareça, definível ou tutelada por essa ou aquela instituição. No modelo republicano, no qual pretensamente estamos inseridos, pátria é um conjunto de crenças, valores e instituições que dialogam, intercambiam e perfazem uma pluralidade necessária. Não bastaria conhecer a Lei 5.700/71, como se ela reduzisse a compreensão substancial dos símbolos patrióticos, se faltasse o conhecimento efetivo das vicissitudes históricas e temporais que solidificam determinadas escolhas.

Ser patriota não é apenas aquele que se coloca diante da bandeira com gestos e ações orquestradas e canta o hino com vigor. Ser patriota também é saber que essa mesma bandeira que tremula no mais alto céu está transvestida de sangue, dominação, guerras, alijamentos sociais pretéritos e contemporâneos. A criticidade não apequena ou invalida o senso de patriotismo, mas o lança no porvir que permite uma construção mais cidadã, fraterna e igualitária de uma nação que se pretende verdadeiramente humana.

É preciso ampliar o entendimento de pátria para além de uma compreensão reducionista, ideológica, ufanista e partidária. Pátria, como dizia Mário de Andrade, “é o acaso de migrações e do pão-nosso onde Deus der…”.

Mais importante que declamar “minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá” é saber que, se não houver políticas públicas efetivas na área de proteção ambiental e remanejamento do resíduos, em breve não existirá mais palmeiras, sequer sabiá que possa cantar. Mais efetivo que discutir “integração hodierna do indígena à sociedade” é saber se essa mesma “sociedade” possui políticas inclusivas, ou se, por trás de um discurso pretensamente democrático, ocultam-se interesses escusos e neocolonialistas.

Não é preciso estar “abancado à escrivaninha em São Paulo” ou em qualquer lugar desse imenso chão nomeadamente Brasil para, tal qual no poema Descobrimento na epígrafe acima, se surpreender com a ignota percepção de que “na escuridão ativa da noite que caiu, um homem pálido magro de cabelo escorrendo nos olhos, depois de fazer uma pele com a borracha do dia, faz pouco se deitou, está dormindo. Esse homem é brasileiro que nem eu”. Se a Constituição de 88, dita cidadã, já trazia em sua letra o princípio da dignidade humana e o dever do Estado em prover condições mínimas de oportunidades de emprego e habitação, percebe-se que contemporaneamente os deveres são negligenciados e até mesmo colocados em xeque.

Pátria não é arena de ringue das paixões políticas, da divisão “nós e eles”, como se os muros resolvessem litígios crônicos. Pátria é a ágora do debate claro e limpo de opiniões divergentes, mas que se irmanam na luta pelo direito coletivo e individual da condição mínima de qualquer ser humano: viver com dignidade.

Brasileiro não é apenas aquele indivíduo que se julga definidor de critérios, ou o que possui condições financeiras favoráveis. Brasileiros são todos aqueles que madrugam à espera do ônibus no subúrbio para trabalhar nos centros urbanos; são todos aqueles que se amontoam nos trens lotados e se esmagam num sistema de transporte precário porque a corrupção desviou o dinheiro; são todos aqueles que lutam contra o sol impiedoso para manter vivo o gado e a lavoura no semi-árido já que as políticas governamentais não são aplicadas de forma eficiente e eficaz; brasileiros são todos aqueles que cotidianamente são martirizados em filas de hospitais; na busca do alimento vital para sua prole; brasileiros são os negros carregados nos tumbeiros e que deixaram como herança apenas a força, vontade e esperança de um dia terem seus direitos garantidos minimamente; são os índios dizimados no passado e que no presente veem um futuro ameaçador de mortes e perseguições a repetir os erros históricos numa espiral infinita.

Não é preciso que uma nova Canudos (como se já não houvesse tantas nos subúrbios, favelas e periferias) se levante como um grito de clamor a nos acordar do nosso sono dogmático de uma compreensão tacanha e mesquinha de patriotismo. O amor à pátria não se exibe tão somente nos desfiles militares do tradicional 7 de setembro, mas também subsiste no carnaval da raça que ganha as ruas e exibe o caldo cultural mais genuíno e múltiplo de uma nação que se faz com suor e sangue.

Lindoberg Campos
Livre-pesquisador do Ateliê de Humanidades e doutorando em literatura (PUC-RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Marcadores

A. A. Maguary AABB Ablogpe Ação em Saúde Ação Social ACEAB Acessibilidade: Direito e Conhecimento Acidente AD Diper Adagro Adutora de Serro Azul Adutora do Agreste AEAB Aécio Neves Afogamento Agenda Cultural Agrestina Agroecologia Águas de Bonito Alacc Alagamento Alagoinha ALEPE Alex Freire Alpha Turismo Altinho Alto Bonito Aluga-se Álvaro Porto Amupe Anderson Cavalcanti André Ferreira Andreza Pimentel Animais Aniversariantes do dia Aniversários de Bonito Anunciantes APAE Apae/Bonito Apelo Aristheu Figueiredo Armando Monteiro Arraiá 360° Arraiá do Blog Arraiá do Blog 2019 Artes Arthur Godoy Artigos Artista Bonitense Asces-Unita Assalto Associação dos Japoneses ASTURB AsturPE Atleta Bonitense Atlético de Bonito Futsal Atropelamento Audiência Pública Autódromo Internacional Ayrton Senna B. Arlindo Cavalcante B. Bandinha B. Boa Vista B. Cachoeira B. Frei Damião B. Jucá B. Mutirão B. Sapucaia B. Vila da Cohab B.Bandinha Bacamarteiros Bada de Bentivi Badminton Baile da Saudade Bananeira do Curvelo Banco do Nordeste Banda Musical do Biu Barra de Guabiraba Barragem do Prata Barragem Serro Azul Bastidores Belém de Maria Belo Jardim Bentivi Bezerros BIEsp Blog do Wagner Wilker Blog Eu Amo Bonito Boi Glorioso Boi Lavrado Bombeiros Bonitense Esporte Clube Bonitenses Bonito Bonito EcoParque Bonito Grill Bonito na História Bonito na TV Bonito Pedall Bonito Radical Bonito Runners Bonito Running BonitoPrev Bora Pernambucar BR-104 Brasil Brejão Brejo da Madre de Deus Brigada Municipal Voluntária Cachoeiras Câmara de Vereadores Câmara dos Deputados Camocim de São Félix Campanhas Campeonato Municipal de Futebol de Campo Campeonato Pernambucano A-2 Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat Capoeira CAPS Carlos Henrique Vilela Carnaval Cartório de Registro Civil Caruaru Casa das Juventudes Catende Cavalgada Cayo Albino CBMPE CELPE Censo 2022 Centro de Eventos Maguary Centro Educacional Paulo Freire Chuva Cine Sesi Classificados 360 Click360 Clima Colégio Interativo Colégio Municipal Paulo Viana de Queiroz Colônia Rio Bonito Coluna de São Pedro Coluna Direito e Cidadania Coluna LivreMentes Coluna Show Coluna ZooPet Comagsul COMDICA Compaz COMPESA COMSEG - Conselho Municipal de Segurança Pública COMTURB COMUNICADO Comunidade Água Vermelha Comunidade de Carrilho Concurso Conferência Confraternização Congresso Conselho Tutelar CONVITE Coordenadoria da Mulher Cordel Correios Corrida da Galinha Cortês Covid-19 Cozinha Saudável CREAS Crime Ambiental Crônica Cultura Cupira Cursos Danilo Cabral Data Comemorativa Debate Rio Bonito Decisão Bonito FC Decisão Bonito/Futsal Decreto Defesa Civil Delegacia de Bonito Denúncias Dep Túlio Gadelha Dep. Alessandra Vieira Dep. Clodoaldo Magalhães Dep. Eriberto Medeiros Dep. Felipe Carreras Dep. Fernando Filho Dep. Fernando Rodolfo Dep. Gonzaga Patriota Dep. João Campos Dep. João Paulo Costa Dep. Laura Gomes Dep. Marília Arraes Dep. Ricardo Teobaldo Dep. Rodrigo Novaes Dep. Romero Sales Deputado Alberto Feitosa Deputado Jorge Côrte Real Deputado Pastor Eurico DER-PE Desafio das Serras Desaparecido (a) Destaque DETRAN-PE Diário Bonitense Dicas da Gabi Dicas do Blog Didi do Paed Dilma Rousseff Diocese de Caruaru Diogo Carlos Direto da Capital Diretoria de Esportes Divulgação Doação Douglas Cintra Dr. Coutinho Filho Dr. Edmilson Henauth Dr. Eucaé Miranda Dr. Fernando Júnior Dr. José Abrantes Dr. Lucídio Dr. Lucídio José de Oliveira Dr. Marcone Borba Dr. Rodolfo Godoy Dr. Túlio César Dr. Valdir Silva Duguinha Duguinha Lins E. E. Pe. José Augusto E.T.E Economia Ecoturismo Edital Edson Monteiro Eduardo Campos Educação Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Eleições 2022 ELEPE Empetur Emprego Encontro de Blogueiros Engenho Barra Azul Engenho Floresta Engenho Jardim Engenho Mágico Engenho Pendanga Engenho Tróia Enquetes Entre Aspas Entrevistas EREM Erinho da Capoeira Ernesto de Paula Esc. Bernardo Sayão Escola FJS Espaço.Vet Esportes Estádio Artursão Estreito do Norte Estupro ETE - Bonito Evento Beneficente Evento Cultural Evento Esportivo Evento Privado Evento Religioso Eventos Exposição Fábio Júnior Fátima Borba Feira de Artesanato Feira Livre Feminicídio Fenearte Feriado Festa da Divina Misericórdia Festa de Nossa Senhora da Conceição Festa de São Cristóvão Festa de São José Festa de São Pedro Festa de São Sebastião Festival Festival Cultural do Boi Lavrado Festival de Prêmios Festival Gastronômico de Bonito FIEPE Fiscalização FisioMais Serviços de Saúde Flagra360 Flagrante Flávio Cabral Fórum Fórum de Bonito Futebol360° Gal Birro Gastronomia GATI Gente Que Ama Bonito Geraldo Júlio Gildo Dias Giorge de Neno Giro Policial Governo do Estado Governo Federal Gravatá Greve Grupamento ROCAM Grupo da Terceira Idade Grupo PAF Grupo Pimentel Guarda Municipal Guaretama Gustavo Adolfo Heron Martíns História História de Bonito Homenagem Homicídio Hospital Regional do Agreste - HRA Hospital Regional Dr. Alberto d'Oliveira - HRAO Hotel Bella Vista Hotel Bonito Plaza Hotel Fazenda Pedra do Rodeadouro Hotel Refúgio do Rio Bonito Humberto Costa IBGE Ibirajuba Icia Iconografia Bonitense Igreja AD Seara Igreja Batista Igreja Batista Central Igreja Congregacional Igreja do Deus Forte Igreja Presbiteriana Iluminação Pública Inauguração Incêndio Inclusão Influenza informações Informativo 360graus Instituto Serra do Rodeador Investimentos IPA IPA/Bonito IPTU IPVA Íris Silva IVATS Izaias de Bonito Jairo Maratonista Jarbas Filho JEB's Jhones Rufino João Campos Joãozinho Tenório Joaquim Lira Joaquim Nabuco Jobson Salles Jornal O Bonitense José Maria Leite de Macedo José Pinheiro Joseildo Rosa Jovens em Destaque Jucepe Junina Pé-de-Moleque Juninho Heráclio Júnior Heráclio Justiça Kelly Jany Laércio Queiroz Lázaro Figueiredo LBV LEAL Lei Aldir Blanc Leniclécio Miguel Leninho Filho Lindoberg Campos Live LiveBlog LivreMentes Loteamento Morená Luan Lúcia Heráclio Lula Lunicks LUTO Mãe Coruja Mailde de Teté Mandado de Prisão Manifesto Manoelzinho do Acordeon Marcelo Gomes Marcelo Júlio Maria da Penha Maria Elza Maria Izalta Marília Arraes Marina Silva Marquinhos da Garagem Massacre do Rodeador Massilon Pessoa Cavalcanti Massilon Pessoa Cavalcanti Filho Matérias Maurício Ramalho Mayors For Peace Meio Ambiente Memo Memória Memorial Iconográfico Bonitense - MIB mensagem Mercado da Vida Milton Olegário Ministério da Educação - MEC Minuto Saúde Missa 7º dia Momento FitoCasulo Monsenhor Miguel Moto Fest Movimento Sebastianista Mozart Sales MPPE MST Multcoisas MundoPet Municipal de Educação Municípios Saudáveis Museu Municipal Música Natal Solidário Netcell Telecom Nota de Esclarecimento Nota de Falecimento Nota de Pesar Nota de Repúdio Nota de Utilidade Pública Nota Oficial Novembro Azul NUCA O Cearense OAB-PE OAB-PE/Caruaru Oficina Olimpíadas Rio 2016 ONG ACBC ONG Sabiá da Mata Operação Tapa-buracos Opinião Oportunidade PAED Palestra Palmares Panelas Papo 40 Parceiro Parcerias Paróquia Nossa Senhora Aparecida Paróquia Nossa Senhora da Conceição Parque Natural do Mucuri-Himalaya Parque Natural Mata da Chuva Paulo Câmara Paulo Viana de Queiroz PCdoB/Bonito Pe- PE-085 PE-103 PE-109 PE-112 PE-120 Pe. Erandi Torres Pe. Isael Torres Pe. Pedro Pe. Sivonaldo Pedro Pedra do Rodeadouro Pedro do Rodeador Pernambuco Pesqueira Pesquisa Pessoinha PETI PGE-PE Plano de Mobilidade Urbana PMPE Polícia Polícia 360 Polícia Civil Politeia Política POLÍTICA360 Portal da Transparência Portaria Postagens Pousada Vale dos Lagos Praça da Bíblia Praça de São Sebastião Praça Dep. Paulo Viana de Queiroz Precatórios do Fundef Prefeitura Municipal do Bonito Premiação Prêmio Destaque Bonitense Prêmio Destaque Empresarial e Profissional Presídio Juiz Plácido de Souza Processo Seletivo Professores Profº Marcos Silva Programa Bonito Mais Seguro Programa Educação do Campo Programa Minha Casa é Legal Programa O Assunto é Política Programa Uvas de Bonito Programas Federais Projeto Bonito Saudável Projeto Clarear Projeto de Lei Projeto Fut-Vida Projeto Social Abrace Projeto Social Esportivo Real Bonito Projetos PROJOVEM Promoção Protesto PSB PSD PSDB PTB Publicidade PV Bonito Queimadas Quilongá r Rádio Agreste FM Rádio Rio Bonito Rádio Verdade FM Rapel Recife Rede Pita Supermercados Região Regional Registros Religião Reportagens Resinort Revista Plural Riachão Riacho Capema Riacho Seco Ribeira Ricardo Heráclio Rio Bonito Embalagens Rodeador Rodeador Cultural Rodeadouro Rodovia Dep. Ribeiro Godoy Romaria Ronaldo do Inhame Rota das Cachoeiras Rua Abdias Vilar Ruy Barbosa Sairé Sala do Empreendedor Samara Santos SAMU Sanharó Santa Cruz do Capibaribe São Bento do Una São João São João 2012 São João 2013 São João 2014 São João 2015 São João 2016 São João 2017 São João 2018 São João 2019 São João 2020 São João 2022 São Joaquim do Monte Sassepe Saúde Saúde em Ação Saúde em Pauta SCFV Sebrae sec Secretaria Secretaria da Fazenda Secretaria de Obras Secretaria de Turismo Secretaria Municipal da Mulher Secretaria Municipal de Ação Social Secretaria Municipal de Administração Secretaria Municipal de Agricultura Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Governo Secretaria Municipal de Meio Ambiente Secretaria Municipal de Saúde Seduc Segurança Seja Bem Vindo! SELO UNICEF Semana Santa Seminário SEMOC Sen. Fernando Bezerra Coelho Série Bonitenses Série Especial SESI/SENAI Seteq Seturel-PE Seturjel Shopping Difusora Show de Prêmios Sílvio Costa Filho Sindicato dos Trabalhadores Rurais SISMUB Sítio Boa Vista Sítio Cochos Sítio Matias Sítio Milagres Sítio Muricé Solidariedade Somopar Sorteio Sueli Silva Suicídio Supremo Tribunal Federal - STF Sustentabilidade Tacaimbó Talon Eco Residence TCE-PE Tecnologia Teleférico Tentativa de Homicídio TJPE TMZ Top Of Mind TopFive Trade Turístico Tráfico de Drogas Trânsito TRE-PE Troféu Música Boa Turismo Turismo Acessível Turismo de Aventura Turismo Rural TV Bonito UBS José Ferreira Filho UCIPE UESBO Um pouco de história Uniasselvi Unopar/Bonito UPA - Bonito UPAe Dr. Xisto Zeno Valones UPE UVB-PE Vacinação Valdomiro de Souza Lima VC NO 360° vereador Vereador Abdonildo Jordão Vereador Adones Lagartao Vereador Breno César Vereador Bruno Senna Vereador Didi do Paed Vereador Dr. Edmilson Henauth Vereador Eije Morimura Vereador Eiji Morimura Vereador Holandinha Vereador Irmão Jorge Vereador Irmão Lourenço Vereador Irmao Roberval Vereador Irmão Roberval Vereador Irmão Zenilson Vereador Ítalo Vereador Joseildo Rosa Vereador Júnior do Gado Vereador Marcelo do Rodeadouro Vereador Marcos da Carne Vereador Marquinhos da Garagem Vereador Massilon Pessoa Vereador Pastor Rogaciano Vereador Paulinho de Devá Vereador Pedro do Rodeador Vereador Pedro do Rodeadouro Vereador Ricardo Heráclio Vereador Ronaldo do Inhame Vereador Sargento Sorel Vereador Toinho da Granja Vereador Walter Maroja Vereador Wladimyr Blóise Vereador Zé Batista Vereadora Anacléa de Anacleante Vereadora Andreza Pimentel Vereadora Graça de Barra Azul Vereadora Julieta Pinheiro Vigilância Sanitária Violência Viração Virada Esportiva Walter Maroja Wendes Oliveira Wilson Lourenço Yasaki do Brasil Yazaki Bonito Yazaki do Brasil Zap360 Zhara Store