Publicidade



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Professora Odete de Carvalho é homenageada pelo vereador Dr. Edmilson Henauth

Jobson Salles/DeCom/CMB
O vereador Dr. Edmilson Henauth prestou uma homenagem a professora Odete de Carvalho Gama,
falecida no último dia 30 de janeiro do corrente ano. Após a apresentação de uma Moção de Pesar, pelo falecimento da professora, o parlamentar apresentou o primeiro Projeto de Lei do ano.

A Ementa do PL 01/2019 institui no âmbito da Rede Municipal de ensino o Ano Educacional Professora Odete de Cavalho Gama. A medida tem como finalidade, reconhecer os relevantes serviços educacionais e religiosos prestados a sociedade bonitense pela digna e honrada professora Odete no decorrer de sua centenária vida.

Além de instituir o Ano Educacional através do PL apresentado pelo vereador, o autor do projeto ainda solicita em caráter excepcional, Sessão Solene na Casa Leonidas Vila Nova, objetivando fazer-lhe (in memoriam) a outorga de Votos de Aplausos pelos relevantes serviços prestados pela professora, que deverá ser representada pelo Monsenhor Miguel José. A Sessão acontecerá no dia 28 de fevereiro, data natalícia da homenageada.

ODETE DE CARVALHO GAMA

Odete de Carvalho Gama, filha única do Médico Sr. Dr. Jose Augusto de Carvalho Gama, natural de Colatina, Espírito Santo e da bonitense Srª Maria Evangelina de Cavalho Gama, nasceu no dia 28 de fevereiro de 1919.

Quando jovem já se dedicava a prática religiosa, pois pensava em ser freira, exercendo a função de Catequista, tendo trabalhado por longos anos com diversas freiras e o Cônego Chicó, assim como os Padres José Augusto, Diniz, Clemildo, Geraldo, Guilherme e por fim com o Monsenhor Miguel José.

Odete de Carvalho Gama era pessoa autodidata. sempre apreciou os livros e a boa leitura o que ainda fazia nos dias atuais, exercendo por logos anos com grande competência e maestria a função de professora, tendo sido proprietária da uma escola situada na hoje Praça Tabelião Antonio César, onde preparava seus alunos e alunas para submeterem-se ao concurso de Admissão ao Ginásio.

Visionária, exerceu grande influencia perante o genitores de seus alunos e em especial alunas, para que continuassem os seus estudos em outras cidades do Estado, em especial na cidade de Vitória de Santo Antão, onde ainda hoje tem um Colégio da Igreja Católica dirigido por freiras, que presenteou Bonito com diversas professoras que pela escola da professora Odete de Carvalho Gama, passaram.

Dona Odete de Carvalho Gama faleceu no dia 30 de janeiro do corrente ano, proveniente de complicações cardíacas em função de um AVC, ocorrido em 25 de janeiro, deixando um invejável legado de serviços prestados a educação e a formação religiosa do povo bonitense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...