Publicidade


quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Trabalho Científico de aluno do Colégio Interativo fica em primeiro lugar em Feira de Ciência da UFPE

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), em Caruaru, a primeira Feira de Ciências do Agreste de Pernambuco. O tema geral abordado na feira foi "Fazer Ciência é mudar a realidade". Tal feira teve o objetivo de propiciar a participação de estudantes, professores e população em geral na divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no ambiente escolar. E demonstrar as aplicações da Ciência e da Tecnologia para a resolução de problemas sociais e ambientais, visando contribuir para a alfabetização científica destes jovens, possibilitando que os mesmos, a partir da realização das pesquisas e da construção dos resultados, possam divulgar a ciência, popularizando-a.

Para a participação da feira foram aprovados 48 trabalhos científicos, dos quais 44 pesquisas consolidaram a apresentação nos dias da feira na UFPE. Os trabalhos científicos mais bem avaliados estavam concorrendo a bolsas de pesquisas e participação na Feira Internacional de Ciência em Pernambuco (24º Ciência Jovem). O estudante Albert do Nascimento, de 12 anos, do Colégio Interativo, em Bonito, da turma do 7º ano, sob orientação do Professor Osvaldo Silva, conquistaram o primeiro lugar entre os 44 projetos de pesquisas das mais diversas instituições de ensino públicas e privadas da região.

O projeto pesquisa do estudante com o professor teve como título: “Proposta de uso da energia eólica na técnica de eletrofloculação para o tratamento de água contaminada por corantes têxteis de lavanderias de jeans”. Tal projeto teve o objetivo de propor esta técnica eletroquímica mantida por fonte energética eólica, para o tratamento de efluentes contaminados por corantes de jeans, perpassando por uma problemática regional.

Com o primeiro lugar conquistado na feira, o estudante Albert junto com o professor orientador Osvaldo, foram selecionados a participar do 24º Ciência Jovem que acontecerá no Shopping Rio Mar, Recife, nos dias 07, 08 e 09 de novembro, onde terá a participação de centenas de projetos de pesquisa de estudantes das mais diversas regiões do Brasil.

A bolsa que seria por direito do 1º lugar não foi concedida ao estudante Albert, pelo fato da CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão financiador da bolsa de pesquisa, somente financiar bolsas para alunos de escolas públicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...