Publicidade


segunda-feira, 10 de setembro de 2018

[Projeto Memória] Dimas de Albuquerque César: O Eterno Profº. Dimas

O Projeto Memória desta semana mostra um pouco da história deste grande homem que marcou várias gerações em Bonito. Dimas de Albuquerque César, o eterno professor Dimas.

Como Educador, assumiu a diretoria do Ginásio Barão do Bonito que passou a ser chamado de Colégio Paulo Queiroz, pertencente a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos depois renomeada de CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) por cerca de 50 anos sendo também professor dessa unidade de ensino. Na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) chegou a ser superintendente Estadual ,coordenando todos os colégios Cenecistas de Pernambuco.

Foi fundador, diretor e professor do Colégio Nossa Senhora da Conceição. Durante esse período, realizou diversas atividades em prol de toda à população do município, criando o Curso Técnico em Contabilidade, construindo o novo prédio do colégio Paulo Queiroz e ofereceu oportunidades de estudos a diversas pessoas do município, doando bolsas, do inicio da vida escolar até à conclusão do antigo curso ginasial e também Técnica em Contabilidade.

Como Bacharel em Direito, Dr. Dimas de Albuquerque César, após a morte do seu pai em 1961, assumiu como Tabelião de Notas e Protestos e Oficial do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos. Escrivão do Crime Civil e Anexo ao 2º cartório da Comarca do Bonito, posteriormente, realizou concurso público e permaneceu no cartório até dezembro de 2014, sendo um profissional respeitado e admirado por todos.

Na função de Tabelião, contribuiu para que a população carente pudesse ter o título definitivo dos seus imóveis, resgatando cada vez mais a cidadania da população de baixa renda do município. Serviu diversas vezes com juiz de paz entre conflitos familiares que chegava a seu cartório, diminuindo assim, as contendas judiciais e principalmente trazendo a harmonia familiar a todos os cidadãos bonitenses dando eficácia jurídica aos atos praticados diante do seu tabelionato. Durante esse período, recebeu diversas condecorações e homenagens pelos méritos do seu trabalho, dentre eles, o de a maior condecoração municipal outorgada pela Câmara Municipal do Bonito por unanimidade: Título de Comendador.

Desde que assumiu a função de Escrivão da Comarca de Bonito era designado pelo juiz para presidir às eleições no município de Barra de Guabiraba. Foi Escrivão do crime fazendo inúmeras cessões do júri na comarca de Bonito e de Barra de Guabiraba. Na década de 60, junto com o INCRA, recepcionou a chegada dos imigrantes japoneses integrando-os a sociedade bonitense. Foi criada a colônia dos japoneses nascendo assim o Núcleo Colonial Rio Bonito.

Desde essa época permaneceu dando assistência jurídica e educacional às famílias dos japoneses e até hoje esses laços de amizade são mantidos. Junto com amigos, foi fundador e presidente do Lions Clube de Bonito e do Grêmio Polimático do Bonito atuando diretamente na área social com grande presteza, levando qualidade de vida às pessoas mais necessitadas da época, como também para a juventude bonitense, trazendo diversas artistas de renome nacional, assim como grandes palestrantes voltadas para educação e homenageando inclusive o grande compositor de frevo, o pernambucano e Bonitense Nelson Ferreira.

Dr. Dimas César, Professor Dimas César, Sr. Dimas do cartório ou simplesmente Dimas dentro da cidade ou da zona rural é reconhecidamente como um cidadão que fez a diferença na vida das famílias bonitenses. Diferença essa que pode ser comprovada onde e quando for necessário. Foi um homem dedicado a fazer o bem sem olhar a quem.

Agregou valores e é referenciado sempre que é necessário independente de onde seja: na educação, na saúde, na justiça, nas rodas de conversas informais, nas famílias e nas igrejas, ele sempre serve de exemplo na vida da sociedade por ter feita da sua existência um legado de caráter, dignidade e acima de tudo por ser um homem justo. Deixou um legado na cidade onde nasceu, cresceu e fez historia onde o povo se orgulha desse filho ilustre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...