Publicidade


terça-feira, 29 de maio de 2018

Coluna LivreMentes: Fibromialgia - Por Bruna Batista



A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores intensas que não deixam marcas físicas, que engloba em seu quadro clínico diferentes manifestações, além das dores musculares, fadiga, distúrbios do sono, indisposição e outros. Em situações de estresse ou ansiedade podem agravar as crises e a sensação de dor.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a doença atinge com mais frequência mulheres, sendo 80% dos casos diagnosticados. A origem desta condição ainda é desconhecida, porém, as questões sociais e emocionais são fatores amplamente associados, como consequência desse adoecimento pode ocorrer quadros de ansiedade, depressão, isolamentos, entre outros.

Não há um tratamento especifico para a fibromialgia, mas sim um controle de seus sintomas e suas crises, uma das formas de controle é o acompanhamento psicológico/psicoterapia, pois irá auxiliar o paciente a encontrar estratégias de enfrentamento dos sintomas e das consequências sociais e emocionais. Atividades físicas podem ser uma ótima alternativa, se orientadas por profissionais da área, pois além de auxiliarem os níveis de estresse e ansiedade, contribuem para o relaxamento das áreas afetadas.

A dor da fibromialgia existe, é real. Cuide-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...