Publicidade


domingo, 22 de abril de 2018

Coluna LivreMentes: Bullying - Por Bruna Batista


O termo‘bullying’ denomina a violência praticada por um ou mais indivíduos com o objetivo de causar danos físicos, psicológicos ou morais, por meio de intimidação, provocação repetida, humilhação, agressões físicas e outros.

O bulying pode existir em diversos cenários, que correspondam a ambientes coletivos, como na escola, tendo potencial de acontecer em todos os níveis da fase escolar. Essa violência pode provocar consequências emocionais e cognitivas do sujeito, podendo comprometer a vida e saúde da vitima, como no âmbito da aprendizagem, autoestima e comportamento. Podendo ocasionar; medo, vergonha, distúrbios alimentares, irritabilidade, dores de cabeça, isolamento, enurese noturna, ideação suicida, depressão, alterações no sono, quadros de ansiedade, e etc.

O agressor geralmente vê a violência como ‘’qualidade’’, sente prazer e satisfação em dominar, controlar e causar danos aos outros, o bullying muitas vezes está associado à percepção ou desequilíbrio na relação de poder, de outro modo, pode ser considerado uma forma de defesa para esconder suas limitações.

Conheça os diferentes tipos de bullying;

Bullying Verbal

O bullying verbal se caracteriza por agressões verbais como xingamento, insulto ou gozação, mas também como o popular ato de apelidar, mesmo que um apelido possa não parecer agressivo, ele pode inferiorizar o apelidado, e por isso, pode se constituir como bullying.

Bullying Material

O bullying material consiste em atitudes agressivas voltadas para a propriedade material podendo ser direcionada tanto para pequenos objetos, quanto para objetos mais caros. Temos, como exemplo desse tipo de bullying, os atos de roubar, estragar, revistar e furtar.

Bullying Físico

O bullying físico não necessariamente inclui agressões que levam a machucados sérios, mas também pode caracterizar empurrões e beliscões, além de chutes, socos e tapas.

Bullying Psicológico

O bullying psicológico pode ser o mais danoso dos bullyings, por ser invisível e, muitas vezes, passar despercebido. As atitudes desse tipo de bullying incluem desde agressões como a intimidação por ameaça ou chantagem, até perseguições e manipulações.

Cyberbullying

É um assédio moral que corresponde à manifestação de práticas hostis por via tecnológica. Esse bullying virtual tem o intuito de ridicularizar, assediar e/ou perseguir alguém, utilizando de fotos, mensagens, mensagens de voz, falsos perfis em redes sociais, vídeos e etc.

Os pais devem estar atentos aos comportamentos da criança ou adolescente que podem estar relacionados á violência física ou a possíveis sinais comportamentais, como inibição, insegurança, ansiedade, vergonha ou medo. Participe ativamente da educação do seu filho, esteja presente e aberto/a para ouvi-lo. Lembre-se que o primeiro ambiente de socialização e educação dos filhos é a família, eduque com carinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.