Publicidade


quarta-feira, 28 de março de 2018

Coluna LivreMentes: Síndrome de Burnout - Por Bruna Batista

A síndrome de Burnout conhecida também como síndrome do esgotamento profissional tem como característica um estado de tensão emocional, provocada por condições de trabalho desgastantes, que atinge o sujeito em aspectos físicos e psicológicos, que advém do acúmulo de tarefas, cobranças excessivas, perfeccionismo e foco exclusivo o trabalho como fonte única de prazer.

O sintoma típico da síndrome é a sensação de esgotamento, que reflete em atitudes negativas, como: estresse, dificuldade de concentração, alterações de humor, baixa autoestima, isolamento, humor depressivo, insatisfação com a atividade atual e a carreira, fadiga constante, distúrbios alimentares e do sono, entre outros. É importante lembrar que esse desestímulo pode evoluir para problemas com álcool e outras drogas.

O desgaste resulta em um cansaço devastador e a falta absoluta de energia “que se encontra esgotada”, no lugar da motivação, surge o desânimo e a sensação de fracasso que são indícios do adoecimento.

A síndrome de Burnout é um dos principais problemas da atualidade, como forma de prevenção é recomendado atividades de lazer, cuidados com a saúde física e mental. Desacelere, respeite suas necessidades e principalmente seus limites, busque ajuda profissional e cuide-se com carinho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.