Publicidade


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Coluna Politeia: Bastidores da Política do Brejo Pernambucano - Por Wagner Wilker

TROCA-TROCA - Parece que a conjuntura política na Terra da romaria irá sofre algumas mudanças. Informações que rolam nos bastidores do município é que o prefeito Joãozinho Tenório (PSDB) deverá trocar o seu candidato a deputado estadual. Joãozinho vinha apoiando o deputado Diogo Morais (PSB), de Santa Cruz do Capibaribe, que inclusive, tem grandes serviços prestados a São Joaquim do Monte. Ao que tudo indica, Joãozinho deverá trocar Diogo por Alessandra Vieira (PSDB), esposa do prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira, principal adversário político de Diogo. 

POR OUTRO LADO - Diogo Morais poderá continuar com apoio em São Joaquim do Monte, só que por outro palanque. Isso porque notícias que rodam na cidade dão como certa o apoio de Zé Birro (PDT), ex-prefeito do município. Zé Birro poderá utilizar as ações realizadas por Diogo em São Joaquim como um fator positivo ao grupo de oposição, mostrando a população que o atual prefeito mostra "ingratidão" pelo deputado que trabalha por São Joaquim. Os próximos capítulos promete esquentar a política em São Joaquim do Monte.

FALANDO EM SÃO JOAQUIM - Outro que pode se sair bem no município é o empresário Carlinhos de Chico, filho do ex-vice-prefeito, Chico da Padaria. Carlinhos é um dos postulantes ao executivo da Terra da Romaria em 2020 e já começa a mostra força trabalhando junto ao seu candidato a estadual, Clodoaldo Magalhães (PSB). Carlinhos tem visitado com frequência o deputado, sempre em busca de melhorias para o município. Com essas ações, a disputa em São Joaquim deverá ser bastante acirrada nas próximas eleições.

ANTECIPAÇÃO EM ALTINHO - Uma prática que tem se tornado comum nas Câmaras de vereadores espalhada por ai é a antecipação da eleição de mesas diretoras para o segundo Biênio. Essa prática, considerada legal por alguns regimentos internos, é vista como imoral por alguns parlamentares, e tem se tornado cada vez mais frequente. A última Câmara a realizar essa antecipação foi a de Altinho. Segundo informações, o atual presidente da casa antecipou a eleição para o próximo dia 28 do corrente mês. Ao que tudo indica, o atual presidente, o vereador Paulo Amaro, encabeçará a chapa da situação.

FAZENDO MUITO COM POUCO - Esse tem sido o lema do prefeito de Barra de Guabiraba, Dr. Wilson Madeiro (SD). Mesmo tendo um dos menores orçamentos da região, o prefeito tem demonstrado um esforço para que os trabalhos no município se desenvolva com frequência. Na última semana o prefeito entregou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Durante a semana, Dr. Wilson anunciou o início da terraplenagem no Conjunto Habitacional Amaro Ferreira de Albuquerque, na nova Barra. A terraplenagem está sendo feita para a construção de uma nova escola municipal que atenderá aos alunos daquele localidade.

DESTINO ESCOLHIDO - O Encontro Regional de Vereadoras e Servidoras de Câmaras Municipais que aconteceu no último final de semana, em Bonito mostrou que o município se tornou um destino escolhido para esse tipo de evento. O encontro foi realizado pela Coordenadoria da Mulher da União de Vereadores de Pernambuco - UVP. Em 2017 a UVP realizou o encontro estadual, trazendo ao município cerca de mil vereadores. Bonito já entra na briga para trazer ainda este ano outro encontro estadual e um nacional.

REPRESENTOU BEM - A vereadora Andreza Pimentel (PCdoB), foi a vereadora anfitriã no encontro Regional de Vereadoras da UVP em Bonito. Mesmo tendo a participação e palestra da vereadora licenciada Julieta Farias, e de demais vereadores, dentre eles o presidente da Casa Leônidas Vila Nova, Ítalo Damasceno, Andreza foi quem acompanhou de perto os três dias de encontro. A representatividade feminina foi pouca, porém, muito bem representada pela vereadora, que vem se destacando diante do seu primeiro mandato.

OPOSIÇÃO PRESENTE - no próximo sábado, dia 3 de março, a oposição em Pernambuco estará realizando um encontro na cidade de Caruaru. A oposição no município, liderada por Walter Maroja (PTB), deverá marcar presença no encontro. Maroja apoiou na última eleição a candidatura de Armando Monteiro. Ainda não se sabe como andará o palanque da oposição em Bonito, mas, deve caminha da mesma forma que em 2014.

FALANDO NA OPOSIÇÃO - Os correligionários do grupo de Walter Maroja foram pegos de surpresa com uma declaração do vereador Ricardo Heráclio (PTB). Ricardo usou um minuto do tempo de defesa do seu requerimento na última reunião ordinária para lançar a candidatura de Dr. Edmilson Henauth para deputado estadual. O curioso nesse caso é que Dr. Edmilson faz parte da base da situação. Pelo visto, essa história ainda vai rolar ladeira abaixo.


Clique na imagem e acompanhe o Blog do Wagner Wilker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...