Publicidade


segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Um olhar de cuidado para a gravidez na adolescência - Por Bruna Batista Santos


A gravidez na adolescência advém muitas vezes de uma possível carência afetiva no contexto familiar, onde o jovem não encontra apoio e base capaz de fazê-lo sentir-se acolhido e amado. Os namoros e a vida sexual começam cada vez mais cedo, desta maneira os adolescentes buscam suprir a carência afetiva em seus relacionamentos, diante da intensidade e das descobertas do outro. A gravidez na adolescência acomete jovens independentemente da classe social.

A adolescência é caracterizada pela transição entre a infância e a fase adulta, as alterações físicas, psicológicas e sociais desse momento representam o distanciamento de comportamento infantil/imaturo e busca competências, que os capacitem para assumir deveres e papéis sociais da vida adulta. O emocional muitas vezes não acompanha as alterações físicas do jovem, neste período de transição.

A gestação nesse momento iria acarretar em mais alterações corporais, bem como a necessidade do amadurecimento emocional. Essas mudanças podem vir a causar impactos e desencadear casos de ansiedade, depressão, instabilidade emocional e inúmeros problemas para o bem-estar mental do sujeito, por não saber lidar com todas as transformações que tomam sua vida ao mesmo tempo.

O apoio da família se faz primordial para amenizar e acolher o sofrimento, que se passa diante de tantas modificações. A orientação familiar para os garotos e garotas, se faz necessário no sentido de dar suporte, integralizar e tomar consciência da necessidade de responsabilidade e maturidade, diante do papel de ser mãe e pai, capazes de nortear, educar e ser referencia para a criança.

É de fundamental importância que as escolas venham a acolher este jovem, debater sobre o tema com o intuito de ser alicerce na construção do sujeito, possibilitando encontrar vias de superação a partir do cuidado e do conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...