Publicidade


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Professor relembra os 196 anos do Massacre do Rodeador

Massacre ficou conhecido como o primeiro movimento Sebastianista do Brasil.

A Pedra do Rodeadouro foi o palco do massacre (Foto: Reprodução/Internet)


O professor e historiador, Marcos Silva, conhecido por Marquinhos professor, usou sua conta no Facebook para lembrar de um importante fato histórico ocorrido em Bonito no ano de 1820, o Massacre do Rodeador. 

O fato é lembrado como o primeiro movimento Sebastianista do Brasil. o Massacre é registrado no livro Paraíso Terreal, do professor e historiador Dr. Flávio Cabral. Acompanhe abaixo o texto produzido hoje pelo professor Marcos Silva.

"Salve o dia 26.10.1820, há 196 anos o pacato povoado do Bonito, na Província de Pernambuco, tornava-se cenário do 1° Movimento Sebastianista do Brasil, realizado nas produtivas terras do sítio Rodeador.

Aqui propagou-se a crença do retorno do mitológico Rei de Portugal e Algarves, morto na Batalha de Alcacer Quibir no Marrocos, onde homens, mulheres, crianças e idosos de várias regiões, a citarmos; dos Cariris , aportaram mas terras do Rodeador e lá formaram um arraial, a promessa era de dias melhores e terra pra plantar, além do utópico Paraíso Terreal.

O fato em tela abalou as autoridades da província na época, principalmente o nosso governador D. Luiz do Rego Barreto; que de forma deverá envia suas tropas para o mencionado lugarejo, pondo fim. O acontecido, veio ser referenciado anos mais tarde pelo Príncipe Regente D. Pedro em sua fala "Recordai-Vos pernambucanos das fogueiras do Bonito".

O fatídico acontecimento ficou conhecido nos anais como O HORROROSO MASSACRE DA SERRA DO RODEADOR DO BONITO, justamente no dia 25/26 de Outubro de 1820."

Um comentário:

  1. Bonito e região tem muita história esquecida,seria interessante fazer um levantamento destes fatos históricos tanto de relevância regional como nacional.Somente para boa ordem histórica outros acontecimentos antecederam este movimento como por exemplo este abaixo em Santa Catarina

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Contestado

    ResponderExcluir

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...