Publicidade


quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Politeia: Bastidores da Política Bonitense

Depois dos 45 dias de campanha eleitoral no município, o bonito360graus volta hoje com a coluna semanal POLITEIA: Bastidores da  Política Bonitense. Vitória da situação, futuro da oposição, vereadores eleitos. Tudo que ocorreu nesse último domingo você vai ver agora. 



12 anos de PSB, Ruy Barbosa e um projeto que já se fortalece para 2020.

Prefeito Ruy Barbosa (C) ao lado de Som e Gustavo (Foto: Erivaldo Paiva)
A derrota de Ruy Barbosa em 2004 logo na primeira eleição do empresário talvez não o deixasse empolgado para uma nova disputa, porém, em 2008, Ruy voltou com força, venceu as eleições e implantava ali um projeto que pelo menos levará 12 anos para ser concluído. A vitória em 2008 e a reeleição em 2012 já colocava o projeto como certo para 2016 e se concretizou. Com a vitória de Gustavo e Som Monteiro o PSB comandará o executivo por mais quatro anos e promete se fortalecer já para 2020.


Juventude a serviço da juventude

Gustavo e Som comemoram na frente da prefeitura (Foto: Erivaldo Paiva)
É inegável que a juventude tenha sido o fator decisivo nas eleições deste ano, em Bonito. E, além da influência da gestão de Ruy Barbosa, o perfil dos candidatos ajudou mais inda no processo de escolha. Gustavo e Som, ao contrário do que se falava, mostrou entrosamento, simpatia e vontade de ir para a luta. A disposição de ambos fortaleceu a disputa contra a oposição e isso fez com que os dois tivessem coragem de ir atrás de voto mesmo que em alguns momentos não pudessem contar com a presença do padrinho político, Dr. Ruy. 


Falando em juventude...

Juventude foi fundamental para o crescimento da campanha (Foto: Erivaldo Paiva)
É certo que a vitória do grupo de Ruy nas eleições deste ano veio através de muita organização. Ninguém consegue fazer nada só, porém, algumas ações só são realizada graças a atitudes de algumas pessoas. O total apoio dado pelo jovem Samuel Queiroz ao grupo da juventude foi essencial para que muita coisa tomasse destaque nessas eleições. Samuel não mediu esforços para que os jovens se engajar-se no projeto, e ao que tudo indica, gerou bons frutos.

E falando em Samuel...

Samuel Queiroz (C) Coordenou a militância da juventude (Foto: Erivaldo Paiva)
Samuel Queiroz foi um dos grandes vencedores destas eleições. chegou a cogitar a candidatura a vereador, porém, preferiu fazer parte da coordenação de campanha, mas isso não impediu de que ele estivesse dando apoio aos candidatos do PRTB, partido o qual Samuel é presidente no município. O PRTB por sua vez foi um dos grandes vencedores dessa eleição, brigando com grandes nomes e importantes siglas da política nacional, Samuel conseguiu a vitória de dois vereadores, inclusive o mais votado, Junior do Gado. Além de Junior, o PRTB fez também o Pastor Rogaciano e de quebra estará presente no executivo, já que o vice-prefeito eleito, Edson Monteiro é filiado ao partido. 

Um dos cabeças da Coordenação vitoriosa tem nome e se chama Romilson Cabral.

Romilsom Cabral (azul) esteve a frente da Coordenação (Foto: Erivaldo Paiva)
No período eleitoral todos focam apenas os nomes da Majoritária e os candidatos das proporcionais. O foco todo sempre fica em cima do candidato a prefeito, porém, a eleição não é feita apenas de candidato e eleitor. Nos bastidores existem pessoas que fazem o trabalho mais importante de uma eleição. A coordenação e organização de uma campanha é fundamental para um resultado positivo, ele pode até não ter passado despercebido, mas a verdade é que um dos grandes responsáveis por um resultado positivo nessas eleições é o coordenador da campanha, Romilson Cabral. Enquanto candidatos e militantes corriam atrás de votos, Romilson estava nos bastidores organizando tudo, desde carreatas, passeatas, comícios, até a parte burocrática com documentações para a Justiça Eleitoral. Essas participação de Romilson Cabral não poderia passar despercebida por nós.


Fazendo história no legislativo municipal

Vereadora vai para quarto mandato na Câmara (Foto: Erivaldo Paiva)
Com quatro mandatos na Câmara Municipal de Bonito, sendo três deles consecutivos, Julieta Pinheira vai fazendo história como vereadora do município. Julieta começou a militar na política do município quando seu marido, José Pinheiro de Andrade se tornou prefeito no início dos anos 90. Em 2000 foi eleita vereadora e chegou a ocupar a presidência da Casa Leônidas Vila Nova. Em 2004 saiu como vice na chapa encabeçada pelo cunhado, Ruy Barbosa, mas não obteve êxito. Em 2008 voltou a se candidatar ao cargo no legislativo e se elegeu novamente vereadora, êxito obtido também em 2012 quando também voltou a ocupar a presidência da Câmara. Agora em 2016 Julieta vem para o seu quarto mandato, sendo assim, a mulher com mais passagens pelo legislativo municipal.


Bancada Evangélica com dois representantes

Pastor Rogaciano (C) será um dos representantes na Câmara (Foto: Erivaldo Paiva)
Não é uma informação precisa, mas, ao que tudo indica, o primeiro evangélico a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores em Bonito foi Gênis Pereira, este inclusive ocupou a cadeira por cinco mandatos. Em 2012, os evangélicos voltaram a ter um representante na Casa Leônidas Vila Nova. Irmão Lourenço foi eleito mas não aproveitou a oportunidade e não conseguiu a reeleição no pleito deste ano, porém, a bancada evangélica terá representação nos próximos quatro anos, Pastor Rogaciano (PRTB) e Irmão Zenilson (PHS) estarão sendo os representantes da classe no município. A verdade é que para a quantidade de Evangélicos existentes em Bonito, dois representantes é muito pouco.


Mesmo com terceira derrota em eleições municipais, oposição deverá manter base no município.

Ricardo Heráclio tentará manter tradição da família na política,em Bonito (Foto: Lucas Eurico)
Nesse domingo, dia 2, o grupo de oposição em Bonito, antes liderado pela ex-prefeita Lúcia Heráclio e hoje pelo jovem Walter Maroja, conheceu a terceira derrota consecutiva em eleições majoritárias municipais. Muitos, principalmente da situação, dizem que o grupo chegou ao fim, porém, o que se fala nos bastidores é que a diferença de votos desta eleição e a vaga conseguida pelo empresário Ricardo Heráclio, cunhado de Maroja, na Câmara Municipal pode servir de combustível para o grupo continuar fazendo oposição ao grupo de Ruy Barbosa. Ainda é cedo para decidir o futuro do grupo, mas, pela história que todos conhecem, não será essa derrota que irá encerrar de vez a participação deste em eleições posteriores. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...