Publicidade


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

#DicasdaGabi - Pílula anticoncepcional e emagrecimento

Bem mais que apenas um método contraceptivo, o anticoncepcional é um medicamento utilizado no tratamento de diversas doenças como endometriose e SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos. O problema é que muitas mulheres acreditam que esse tipo de tratamento tem relação com o ganho ou perda de peso excessivo.

Quem sofre com doenças que alteram a produção hormonal, como a Síndrome dos Ovários Policísticos, também apresenta dificuldade para emagrecer. A doença desregula os hormônios e interfere no funcionamento do pâncreas, que produz uma quantidade maior de insulina. Quanto mais o organismo produz insulina, maior a sensação de fome.

Em algumas mulheres, o uso de anticoncepcional pode predispor à retenção de líquido, o que garante à mulher um inchaço que pode favorecer o aumento de peso. O responsável por isso é o hormônio estrógeno, presente em alguns medicamentos. Ele pode levar à retenção de líquido e prejudicar sua eliminação.

De acordo com a nutricionista Gabrielle Barros, o que acontece é que quando a mulher não utiliza a pílula anticoncepcional mais adequada para suas necessidades, o volume de hormônios liberados no organismo pode provocar retenção de líquidos o que causa aumento na balança mas que, necessariamente, não representa ganho de peso. “Um dos efeitos colaterais do uso de contraceptivo é a possibilidade de deixar seu apetite mais aguçado, causando mais fome. Embora a TPM possa ser amenizada com uma dieta balanceada, há casos em que a ansiedade aumenta e, consequentemente, a vontade e compulsão por doces e comidas mais gordurosas aumentam. Assim, o que engorda, na verdade, é ingerir calorias demais e fazer exercícios de menos. Mesmo que a pílula possa até facilitar o ganho de peso, são seus hábitos que te fazem emagrecer ou não”, disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...