Publicidade


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Bancários decidem encerrar a Greve em Pernambuco

Bancos privados, Banco do Nordeste e Banco do Brasil voltam as atividades já nessa sexta (07). Caixa Econômica decidiu por manter a Greve.

Assembleia aconteceu na sede do sindicato da categoria, no Recife
Foto: (Sindicato dos Bancários de Pernambuco)
Após debate acalorado, é aprovado por maioria ampla de votos o encerramento da greve dos bancários. A decisão é retirada em assembleia da categoria, realizada na noite desta quinta-feira (6), para apreciação da proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ao Comando Nacional de Greve na décima rodada de negociação. As agências voltam a funcionar normalmente neste sexta-feira (07).

Os bancários dos bancos privados, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco do Brasil (BB) votaram quase em sua totalidade pelo fim da greve. Já os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) votaram pela permanência da greve com placar apertado de 100 votos a 94 contra. Mais de 500 trabalhadores participaram do pleito.

Após 30 dias de paralisação e 10 rodadas de negociação, a oferta dos bancos para o ano corrente consiste em reajuste de 8%; abono de R$ 3.500,00; 15% no vale-alimentação; 10% no vale-refeição; 10% no auxílio creche-babá; licença paternidade de 20 dias; abono integral dos dias parados e garantia de emprego através da realocação e requalificação de funcionários. Para 2017, garantia de reajuste conforme Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) e mais 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas.

Para o Comando, a campanha de 2016 foi a mais difícil da história da categoria em razão das adversidades políticas econômicas com ameaças graves aos direitos dos trabalhadores, mas, também uma das mais gloriosas batalhas Inicialmente, os banqueiros tentaram impor um modelo copiado da década de 1990 com redução dos salários e elevação dos lucros líquidos do setor financeiro.

Apresentaram assim um reajuste de 6,5% e depois aumentaram pifiamente para 7%. Os trabalhadores rejeitaram a oferta e intensificaram a greve que chegou a ser a maior desde 2004 em mobilização e em número de dias paralisados. No Estado de Pernambuco atingiu-se o patamar de 98% de agências fechadas e no Brasil quase 60% durante um mês de paralisação.

bancariospe.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...