Publicidade


segunda-feira, 1 de agosto de 2016

#Dicas da Gabi - Substituindo o refrigerante por sucos naturais

Com a proibição da venda de refrigerantes nas escolas, nutricionista dá dicas de substituição saudável para o lanche escolar 

Reprodução: TMZ
Com a volta às aulas, na próxima semana, uma nova polêmica pode tomar conta das cantinas das escolas de todo Brasil. É que a Comissão de Seguridade Social e Familiar aprovou um Projeto de Lei (PL 1755/07) que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas de educação básica (do primeiro ao nono ano) públicas ou privadas. Um dos principais argumentos para o parecer favorável da propositura diz respeito ao aumento dos índices de obesidade infantil no país que está diretamente relacionado ao consumo de refrigerantes vendidos nas escolas.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE, feito com base na Pesquisa de Orçamento Familiar – POF, realizado entre 2008/2009 aponta que 15% da população infantil brasileira está acimado peso.

De acordo com a nutricionista, Gabriele Barros, a obesidade infantil ocorre quando a criança está acima do peso normal para sua idade e altura. “O excesso de peso nas crianças pode causar complicações até na sua vida adulta. Mesmo que a obesidade seja revertida nesse tempo, doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são consequências da obesidade infantil que podem chegar a vida adulta. A doença também pode levar a baixo autoestima e depressão”, disse.

Ainda de acordo com Gabrielle Barros, é possível fazer substituições saudáveis trocando refrigerante por sucos naturais, por exemplo. “Devido a alta concentração de açúcar, os sucos de caixinha também são tão maléficos para a saúde quanto os refrigerantes. Nesse caso, as melhores opções para substituição dos refrigerantes são: a água, já que é o melhor hidratante para o organismo e não contém calorias.

A água de coco que também é uma excelente opção para os dias de calor por repor os nutrientes perdidos através da transpiração e os sucos naturais, melhor opção para os lanches da criançada, pois garante que a perda das vitaminas seja a menor possível. Para essa substituição, é fundamental a escolha da fruta certa e o armazenamento correto. As melhores frutas para se fazer um suco natural são: laranja, abacaxi, melão, maracujá e acerola.

O armazenamento deve ser feito em garrafa térmica opaca, para evitar o contato com a luz, que acelera a degradação das vitaminas. A melhor opção é escolher uma garrafa pequena, pois o ideal é preenchê-la o máximo possível, reduzindo a quantidade de ar no seu interior, que também oxidaria o suco”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...