Publicidade


quarta-feira, 29 de junho de 2016

Pessoas com Deficiência e Quadrilha Junina - Por Sueli Silva

Reprodução/Internet

As Festividades Juninas representam uma das mais fortes e autênticas expressões da cultura popular do povo brasileiro. No Nordeste, essa tradição é vivenciada de forma mais intensa, onde a criatividade, as raízes, a culinária, o clima, o rítimo quente e envolvente do forró contagiam todas as pessoas de forma muito mais encantadora e participativa.

A Quadrilha Junina, é uma das mais tradicionais danças que envolve grande quantidade de pessoas que demonstram passos organizados e animados ao som da música numa mistura de beleza, cor e muita animação. Diante de tanta alegria, não poderá haver espaço para a palavra as palavras "limitação" ou "impossibilidade".

As pessoas com deficiência, sempre procurando uma melhor forma para viver e superar as suas dificuldades, demonstram também nas festividades juninas que não há limites quando se existe força de vontade. Exemplo disso são as belíssimas apresentações das "Quadrilhas Juninas sobre Rodas " ou "Quadrilhas Juninas em Cadeira de Rodas".

Essa modalidade vem a cada ano garantindo o seu espaço e fazendo belas apresentações em diversos pólos de diversão, como em Caruaru, Campina Grande e em outras cidades do Nordeste. As " Quadrilhas Sobre Rodas", necessitam de ensaios e os seus passos vão se adequando ao som do forró, com participação e colaboração de pessoas não usuárias de cadeira de rodas. Animação, alegria e empolgação é o que não falta.

O colorido e a beleza dos figurinos, a rainha do milho, o casamento de matuto, também fazem parte dessas quadrilhas. Esses instrumentos servem para efetivar a inclusão social através da cultura e fortalecer a autonomia e cidadania das pessoas com algum tipo de deficiência, demonstrando que elas podem e devem fazer e viver tudo aquilo que lhes faz bem .





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...