Publicidade


segunda-feira, 30 de maio de 2016

Projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos prevê a revitalização de 30 nascentes, em Bonito

Projeto é desenvolvido pela diretoria de Recursos Hídricos. Primeira nascente já foi recuperada no Sítio Bananeira do Sul. 

Divulgação
Um projeto desenvolvido pelo Diretor de Recursos Hídricos, da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jobson Barros Ludgério, pode ser tornar em um dos mais importantes projetos ligados ao meio ambiente da região, a revitalização de nascentes na zona rural do município de Bonito.

Segundo Jobson, o objetivo do projeto é atender as nascentes que sirvam para o consumo humano, bem como dos animais do proprietário das terras onde as nascentes estarão sendo revitalizadas. O trabalho é feito em parceria entre prefeitura e proprietário.

"A prefeitura entra com o material, a capacitação e o acompanhamento do projeto, já o proprietário entra com a mão de obra e o compromisso de preservar a nascente. Um projeto super barato e que traz um resultado super satisfatório. A nossa expectativa é de realizar a revitalização de 30 nascentes, ja concluímos a primeira, em Bananeira do Sul, as próximas serão no sítio Mucuri e no Refúgio do Rio Bonito, que inclusive servirá de modelo para apresentar aos turistas que visitam o local", disse.

Materiais simples e de baixo custo são utilizados no projeto, "Pedaços de tubos de 100 mm, tubos 3/4, adaptador de mangueira e pedra rachão são os materiais utilizados no processo de revitalização. Depois de limpar a nascente e retirar todo material orgânico que geralmente entope e contamina a água, fazemos uma espécie de represa com uma mistura de cimento e argila, colocamos as pedras e os tubos, fazemos o isolamento e em pouco tempo a água começa jorrar. Em alguns lugares a água poderá ser levada a casa do produtor através de gravidade", concluiu.

Segundo Jobson, o cronograma do projeto poderá revitalizar até duas nascentes por semana, até completar o ciclo das 30 previstas no projeto.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...