Publicidade


domingo, 21 de fevereiro de 2016

Bezerros x Bonito, a história de uma rivalidade

Amauri - Foto: Reprodução Internet
A rivalidade de brasileiros e argentinos vem de longe. Quem sabe se não foi copiada, no futebol, da rivalidade histórica nascida dos pegas entre Bonito e Bezerros nos idos dos anos 20?. Os rapazes do Silvestre Futebol Clube, de Bonito, enfrentando os jogadores da cidade vizinha.

Conta Walter Ramalho, meu companheiro da Casa do Estudante do Derby nos anos 50, engenheiro e escritor, uma historinha interessante em um dos seus inúmeros livros publicados – “Pra Não Esquecer"- , que vale a pena aqui reproduzir, na onda da quadrinha sobre o trem de Bonito, do avô de Ulisses Braga.

A história de Walter, contada em tom confessional, é de natureza íntima. Fala do repertório da mãe para fazer menino dormir. Não havia nenhuma exigência, qualquer melodia servia. Vez ou outra, conta Walter, ela “tauteava uma canção surgida em 1930 na cidade de Bonito – na ocasião em que lá morava –, quando o time de Bezerros fora lá jogar futebol e perdera feio”. A quadrinha dizia assim:

"Bonito é madeira
Que cupim não rói
Bezerros em campo
É sopa pra nós".


Mas não foi o que aconteceu mais adiante, nos anos 40, quando o time de Bonito foi a Bezerros e levou um chocolate de 9 x 0! Bonito ficou se queixando de que Bezerros tinha reforçado seu time com jogadores do Santa Cruz, campeão pernambucano na ocasião. Amauri (FOTO) e Toinho, irmãos, foram os donos do jogo, dominando a meia cancha. E o pior é que os dois irmãos, diziam, tinham nascido em Bonito e depois é que foram pelo pai registrados como bezerrenses em cartório de lá! Traição imperdoável. Filhos desalmados! Mas, mesmo assim, o vexame não se justificava...

Texto: Lenivaldo Moraes Aragão
Reprodução: Lucídio José Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...