Publicidade


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Acidentes de Trânsito aumentam o número de Pessoas com Deficiência - Por Sueli Silva

Reprodução: Internet
O tempo passa e o mundo evolui, novas tecnologias são inventadas, para conforto e deleite da humanidade. No campo dos automóveis e motocicletas, há crescente evolução sobre duas ou quatro rodas. Cresce-se a inventividade humana na sofisticação, avanço tecnológico dos novos veículos colocados no mercado, tornando-os objetos de cobiça e sonho de consumo assim como também crescem as facilidades para a aquisição dos mesmos, aumentando assim a frota automobilística no Brasil e, por conseguinte percebemos uma evolução, que não é positiva e que tem causado muita dor e sofrimento a muita gente que são os Acidentes de Trânsito.

Se os números avançam em relação a presença de automóveis pelas rodovias, avenidas e ruas brasileiras, isso acontece também em relação aos acidentes. Anualmente registram-se perto de 340 mil acidentes, tirando vidas e aumentando o número de pessoas com deficiência física, sendo essa a principal causa externa da deficiência adquirida. Em se tratando de motocicleta, os números são ainda maiores. As mortes ou lesões graves são quase certas em função da exposição direta do corpo ao impacto e por exigir do condutor equilíbrio e atenção simultaneamente. Segundo estudos, 25% das pessoas feridas em acidentes de trânsito ficam com sequelas graves, como perda de movimentos, órgãos ou dificuldades de locomoção.

As lesões mais comuns são as que acometem o crânio, coluna cervical e membros. Tórax e o abdômen são menos atingidos se estiverem presos pelo cinto de segurança (no caso dos automóveis). Entre as deficiências mais frequentes, destacam-se a lesão cerebral, gerada pelo trauma craniano, com perda de fala e condições de controle do restante do organismo. As lesões na coluna geram paraplegia e tetraplegia e quando há forte impacto nos membros, acontece a amputação, o que lamentavelmente vem ocorrendo muito. Os principais motivos são colisão, capotagem, choques em objetos fixos e atropelamentos, muitas vezes aliados a velocidade excessiva, uso de bebidas alcoólicas, falta de experiência. A grande maioria dos envolvidos e/ou causadores são jovens do sexo masculino.

Através do nosso estudo, nas pesquisas e na própria vivência, podemos testemunhar o crescente número de usuários de cadeira de rodas, de próteses (aparelho ou dispositivo destinado a substituir um órgão ou membro gravemente acometido), ou de outros recursos que se fazem necessários para adaptar ou readaptar situações de uma nova condição de vida que foi imposta por um acidente e que daquele momento em diante se faz necessário buscar e descobrir um novo jeito de caminhar. A realidade é preocupante e dolorosa, qualquer um de nós temos rapidamente a lembrança de no mínimo cinco pessoas que foram a óbito ou ficaram com alguma sequela proveniente de algum acidente de trânsito. Isso no Brasil e no mundo e particularmente aqui em nossa querida Bonito, visto que famílias e amigos estão sendo surpreendidos com tristes notícias cada vez mais em menor espaço de tempo. Sim, eu concordo plenamente, "quem ama cuida", quem ama protege (a si mesmo e aos outros), quem ama obedece, quem ama vive e deixa viver.

Todas as coisas que Deus criou foram para servir ao homem, e abaixo de Deus o homem é Senhor de todas as coisas porque foi criado à Sua imagem e semelhança, e o que infelizmente vemos hoje é o homem se destruindo através da sua própria criação, das suas próprias invenções, chegando até ser escravo do progresso e da tecnologia; sendo assim é muita inteligência e pouca sabedoria . Precisamos ser mais cuidadosos com nós mesmos, conscientes, responsáveis, cautelosos. prudentes. A vida é um presente de Deus que se renova a cada dia, por isso é preciso saber viver e desfrutar de todas as bênçãos e não apenas sobreviver.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...