Publicidade


quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

HOJE, 03 DE DEZEMBRO DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) é uma data instituída pelas Organizações das Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de gerar maiores discussões e promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência, além de mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos, necessidades e o bem estar das pessoas.

Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência. Segundo a ONU, aproximadamente 10% da população mundial vive com algum tipo de deficiência física ou mental, das quais cerca de 80% em países em desenvolvimento.

No Brasil existem, segundo dados do censo do IBGE 2010, 45,6 milhões de pessoas que se declaram com deficiência, o que corresponde a 23,9% da população total. Isso é quase 1 a cada 4 brasileiros, mas pouco as vemos nas ruas, escolas e ambientes de trabalho, ou ocupando espaços políticos e de poder. Isso se dá justamente por causa do fator limitador que é o meio em que a pessoa está inserida, as barreiras e limitações nos espaços públicos e privados, nos meios de transporte e nos meios de comunicação, e não o limite individual da pessoa com deficiência.

Desconhecimento, preconceito e falta de vontade política impedem o pleno desenvolvimento do potencial dessas pessoas e sua autonomia. As lutas históricas do segmento das pessoas com deficiência trouxeram ao longo do tempo o fortalecimento do debate acerca das questões do direito do cidadão, inclusão, acessibilidade, autonomia, saúde, lazer, empregabilidade, preconceito. Quando se fala em "acessibilidade", pensa-se comumente em cadeirantes e acessibilidade arquitetônica, mas a questão é bem mais ampla, pois há no Brasil milhões de pessoas com diferentes tipo de deficiência ou limitação : visual, auditiva, obesas, baixas, altas, mentais entre tantas outras que necessitam atendimentos e recursos de acessibilidade diferenciados.

Hoje em vários lugares no País e no Mundo está havendo uma concentração , um debate, uma cerimônia, um estudo, uma reivindicação sobre as questões relativas as Pessoas com Deficiência, que lutam pela garantia dos seus direitos e para ser protagonistas das suas próprias histórias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...