Publicidade


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

AUDIODESCRIÇÃO - O QUE É? - POR SUELI SILVA

As pessoas com deficiência visual, utilizam de vários recursos e instrumentos que foram criados a partir de suas necessidades para facilitar a sua vida, promovendo acessibilidade e criando meios que ofereçam plenas condições para que a pessoa cega possa exercer o seu direito de cidadão participativo da sociedade.

Audiodescrição é a uma faixa narrativa adicional para os cegos e deficientes visuais consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão e o cinema, a dança, a ópera e as artes visuais. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, descrevendo o que está a acontecendo durante as pausas naturais do áudio e por vezes durante diálogos, quando considerado necessário.

Para as artes performativas (teatro, dança, ópera) e para os meios de comunicação (televisão, cinema e DVD), a descrição é uma forma de tradução audiovisual, usando as pausas naturais no diálogo ou entre elementos sonoros cruciais para inserir a narrativa, que traduz a imagem visual de uma forma que a torna acessível a milhões de indivíduos que de outro modo não teriam um acesso pleno à televisão e ao cinema.

Em museus ou em exposições de artes visuais, visitas com audiodescrição (ou em circuitos concebidos universalmente que incluem descrição ou a extensão dos atuais programas gravados em áudio ou em vídeo) são utilizados para proporcionar acesso aos visitantes que são cegos ou possuem uma visão reduzida. Professores ou guias podem ser instruídos no sentido de utilizar a audiodescrição nas suas apresentações. A audiodescrição de eventos desportivos está a tornar-se cada vez mais comum, especialmente em estádios de futebol.

Desde 1º de julho, as emissoras com sinal aberto devem oferecer pelo menos 2 horas semanais de programação com audiodescrição. O recurso é a narração, em um segundo canal de áudio, que explica as imagens que estão aparecendo na tela da TV e ajuda pessoas com deficiência visual a compreender melhor a programação. A medida beneficia diretamente 16 milhões de deficientes visuais do País.

O recurso está disponível nas emissoras que já trabalham com o sinal digital. Para ter acesso a ele, o usuário deverá apertar a tecla SAP no controle remoto do televisor para ter acesso ao segundo canal de áudio, que vai trazer a descrição detalhadas das cenas.

Vem se tornando cada vez mais comum a presença da audiodescrição nos eventos, reuniões, conferências onde tenha a presença de pessoa com deficiência visual. Esta atitude também pode passar a fazer parte do nosso dia-a-dia como forma de facilitar e aproximar cada vez mais a pessoa cega da realidade do mundo, descrevendo de forma simples e clara o que está se passando à sua volta, seja em casa, no ambiente de trabalho, consultório médico, espaços comerciais, descrevendo uma fotografia, imagem de um quadro, paisagem etc, .

Depende de cada um de nós, através do respeito, do conhecimento, da solidariedade, da convivência, da boa vontade de ser ponte, de ser luz, de facilitar a vida do outro, seja ele quem for, pessoa com deficiência ou não.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...