Publicidade


terça-feira, 25 de agosto de 2015

SÃO JOAQUIM DO MONTE NA EXPECTATIVA PARA A ROMARIA DO FREI DAMIÃO


A conhecida Romaria do Frei Damião, que é realizada no município de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, se prepara para a XXII edição, que será entre os dias 3 a 6 de setembro.

Criada em 1993, Romaria contou nos três primeiros anos com a participação do Frei Damião, deixando de integrar no evento por motivos de saúde, culminando com sua morte em maio de 1997. A celebração mobiliza romeiros das cidades vizinhas, que até hoje prosseguem o evento, organizado pelo pároco do município, Padre Pedro Antônio Filho.

A moradora do município de São Joaquim Betânia Soares acompanha toda preparação e expectativa dos moradores, ao se aproximar a data da romaria. Ela conta que a construção da praça principal para receber os romeiros está em fase de conclusão. “O comércio se organiza para atender as necessidades dos turistas. A Romaria conta com festa todas as noites, com bandas e show profanos para toda população e romeiros visitantes”, descreve Betânia.

O evento atrai romeiros de diversas cidades de Pernambuco e de Estados vizinhos, a exemplo da Paraíba e Alagoas. São Joaquim tem mais de 22 mil habitantes e se torna ‘pequena’ diante da multidão de peregrinos. A procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada padroeira dos romeiros, percorre as principais ruas da cidade. Durante o percurso muitas são as manifestações de fé. Alguns caminham descalços, alguns apenas acenam com o chapéu de palha em sinal de agradecimento e outros rezam o terço.

Ao final da procissão, a missa de encerramento é realizada com cânticos festivos feitos especialmente para a romaria, o momento de meditação é sempre sobre os ensinamentos do Frei Damião. O Canto do Adeus e uma grande queima de fogos marcam o encerramento.

O comerciante Edilson Silva, que mora em Caruaru, todos os anos vai até São Joaquim do Monte caminhando com um grupo de religiosos. “É uma experiência única, pois é uma caminhada de fé e não simplesmente uma caminhada”, afirma. Ele participa da caminhada que sai de Caruaru por volta das 21h do dia 5 e tem a previsão de chegar a São Joaquim às 6h do dia 6. A expectativa é que este ano cerca de 50 pessoas participem da caminhada.

"Mesmo estando em um ano de crise, o romeiro vem agradecer a Deus pelas chuvas. No ano passado foram mais de 480 mil pessoas na romaria e estou na expectativa e me preparando para receber 600 mil pessoas durante os oitos dias”, explica o Padre Pedro Antônio Filho, organizador da romaria.

“Nossa equipe conta com 1050 voluntários ao todo, que ajudam nos trabalhos durante todos esses dias. O balanço no comércio desde a preparação até o fim do evento vale pelo ano inteiro. Os turistas podem esperar muito acolhimento e uma programação bonita, preparada com muito carinho”, afirma o pároco.


Por José Batista Neto e Pedro Neto/Agência de Notícias Unifavip





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...