Publicidade


terça-feira, 30 de junho de 2015

ENCONTRO DE BACAMARTEIROS É MARCADO POR HOMENAGENS E COMEMORAÇÃO PELOS 112 ANOS DO BATALHÃO 15

O XXV Encontro de Bacamarteiros em Bonito foi marcado por diversas homenagens e pela comemoração dos 112 anos do Batalhão 15. O tradicional encontro trouxe a lembrança dos 10 anos sem a presença do saudoso Sebastião Cabral e 1 ano do falecimento de José Carlos, conhecido por Boy, chefe do Batalhão de Bacamarteiros de Abreu e Lima, e do seu companheiro, Cícero, carinhosamente chamado de Çico, ambos foram vitimas de uma explosão na caixa de pólvoras na sede do grupo ano passado na cidade de Abreu e Lima.

Durante todo o desfile, o Neto e o filho de Sebastião Cabral reversaram na frente do grupo segurando um banner com a foto do homem que marcou história no Batalhão 15, pois foi na gestão dele que foi construída a Sede dos Bacamarteiros do Bonito no ano de 1992. Sebastião acompanhou o grupo até o ano de 2001, em 2005 ele faleceu e recebeu uma homenagem do Batalhão 15 que colocou o seu nome na sede construída por ele. 

O encontro não foi só de homenagens, também foi de muita comemoração, afinal, o Batalhão 15 completara 112 anos de história, um grupo que surgiu no início do século passado, em 1903, no Sítio Grota. Foi criado pelo senhor Antônio Rêgo, dando assim origem ao Batalhão 15. Naquela época, durante os festejos juninos, Pio Julião de Oliveira, Rafael José dos Santos e Manoel Ferreira de Lima saiam de casa em casa, no Sítio da família Rêgo, com um pífano feito de cano de carrapateira, um reco-reco e um flandre, servindo de zabumba, tocando, dançando e fazendo coreografias marciais antes de deflagrarem as bombas juninas.

A partir desse momento, foram surgindo novos adeptos proporcionando um aumento considerável de participantes. Atualmente existem aproximadamente 50 grupos diferentes de bacamarteiros em Pernambuco. A quantidade de grupos fez com que os chefes se reunissem em uma reunião na Sede da ABB, Associação dos Bacamarteiros do Bonito e fundassem no ano de 2011, a FEBAPE, Federação dos Bacamarteiros do Estado de Pernambuco.



 Euclides Paiva, presta homenagem aos companheiros José Carlos (Boy) e Cícero (Ciço)
 Neto de Sebastião Cabral levando a imagem do Avô
Filho de Sebastião Cabral carrega orgulhoso a foto do pai
Companheiros de Abreu e Lima também homenageiam seu saudoso líder, Boy e o amigo Ciço
Chefes dos batalhoões recebem um calendário em homenagem a Sebastião Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...