Publicidade


terça-feira, 3 de março de 2015

Boi Glorioso participa da celebração do Dia do Boi em Recife


A brincadeira do boi coloriu as ruas do Bairro do Recife, na tarde deste domingo (1º de março), em comemoração ao Dia da Cultura dos Bois. Dezesseis grupos do folguedo fizeram apresentações e saíram em cortejo. A data oficial da celebração é 28 de fevereiro, numa referência ao primeiro registro da confecção de um boi no Brasil, mas a festa foi realizada hoje.


O Dia da Cultura dos Bois foi instituído em 2008 pela Prefeitura do Recife e em 2010 pelo governo do Estado, mas esse foi o primeiro ano que se decidiu festejar a data com apresentações e cortejo. Em Pernambuco, no dia 28 de fevereiro de 1644, a população recifense assistia ao episódio do “boi-voador”, preparado para a inauguração da Ponte Maurício de Nassau.

A concentração das agremiações de bois, ursos e pastoril aconteceu no Marco Zero. Depois fizeram apresentações nas ruas do Bairro do Recife e seguiram em cortejo pela Ponte Maurício de Nassau até a dispersão na Praça do Diário. Marcaram presença na festa os grupos Boi Faceiro, Boi de Mainha, Boi Tatatá, Boi D´Loucos, Boi Cara Branca (Limoeiro), Boi Maracatu (Arcoverde), Boi Glorioso (Bonito), Boi Diz Nove (Timbaúba), Boi Camará (Camaragibe), Boi Sorrizo (Jaboatão), Boi da Mata, Boi Malabá, Boi Mimoso, Urso Cangaçá, Urso Zé da Pinga e Pastoril Giselly Andrade.


O evento foi realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Federação de Bois e Similares do Estado. Em Pernambuco, 300 grupos de bois brincam em festas como carnaval, São João e Natal. Em função desse grande número, a Fundarpe vem articulando a criação de Ligas Municipais de Bois, com atuação político-cultural direta nas cidades com maior presença deste tipo de manifestação, como Arcoverde, Timbaúba, Bonito, Aliança, Limoeiro e Paudalho.





Fonte: NE10
Imagens: Guga Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...