Publicidade


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Especial PE-103: Rodovia do descaso - Prejuízos para o Turismo


O Governo do Estado realizou no ano de 2007 uma campanha para eleger as sete maravilhas de Pernambuco, a intenção na época era de alavancar o turismo local explorando as belezas do estado. Diversas cidades escreveram seus atrativos turísticos, dentre elas, Bonito, que apresentou as suas cachoeiras durante o período de votação. As cachoeiras foram eleitas com uma expressiva votação, daí então, Bonito começou a receber um numero maior de turistas, fazendo com que a iniciativa privada investisse maciçamente no trade turístico local.

A construção de hotéis, pousadas, bares e restaurantes começou a fazer parte do cenário local. Os investimentos privados na cidade aumentaram de forma significativa depois das escolha das cachoeiras entre as maravilhas do estado, proprietários do trade turístico criaram a Associação de Turismo de Bonito, ASTURB, para junto com o governo municipal e a sociedade civil, buscar novos rumos e investimentos para o desenvolvimento turístico da cidade, porém, a entidade vem encontrando um grande problema para o setor de turismo em Bonito, a PE-103.

Turistas reclamam do acesso à cidade de Bonito

A situação da PE-103 tem começado a afastar os turistas de Bonito, empresas e agências de turismo da capital tem evitado em mandar seus ônibus e micro ônibus pois começaram a ter prejuízos com a manutenção constantes dos veículos. A imagem tem se tornado cada vez mais negativa. A Asturb teve que intervir através de ofício ao DER e a Empetur, solicitando as retomadas das obras de recuperação da PE-103, tendo em vista os prejuízos causados pela referida estrada ao comércio e ao turismo de Bonito e região. O ofício foi protocolado em setembro de 2014 pelo presidente da Asturb, o Sr. Pedro Farias.

Ofícios protocolados pela Asturb no DER e Empetur

A demora na recuperação da estrada só agravou a situação da mesma, em determinadas áreas não existem mais asfalto, os turistas que vem a Bonito em carros particulares reclamam do acesso, o Contador Carlos Salles, visitou a cidade no mês de dezembro e ficou revoltado com a situação da estrada, "Conheci Bonito através da internet, fiquei encantado com as belezas naturais do local, porém, não tenho pretensões de voltar a essa cidade enquanto essa estrada estiver messa situação, é lamentável que o acesso a uma cidade turística como essa esteja nessa situação, é lamentável", disse o contador. Durante o período da tradicional Festa de São Sebastião em Bonito, considerada a terceira maior festa do Agreste pernambucano, internautas usaram as redes sociais para aconselhar os turistas a não viajar para Bonito, tendo em vista o perigo que seria viajar com a estrada na situação que se encontra, "Se as estradas entre Camocim e Bonito estiverem do jeito que está, cheias de buracos, sem sinalização e sem asfalto, vai ter muita gente morrendo naquelas estradas, é muita negligência e irresponsabilidade de uma prefeitura e de um povo que não se preocupa em fazer uma denúncia. Querem um conselho! Não vão a cidade de Bonito, Camocim ou Barra se não for por necessidade, corre risco de morte! Fica a dica!", disse Pablo Pontes

A matéria do bonito360graus foi notícia nos principais blogs e sites da região, inclusive no site da AblogPE, associação dos blogueiros com mais de 300 blogs e sites associados. A repercussão foi bastante negativa, afastando um grande numero de turistas da cidade, algo que foi notado pela quantidade de carros que estiveram presentes na cidade durante o período da festa. hoje, a situação da rodovia está cada vez pior, o numero de turistas tem diminuído cada vez mais, os prejuízos no setor de turismo e comércio na cidade está aumentando, e até agora nenhuma solução foi encontrada para resolver essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...