Publicidade


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A Pessoa com Deficiência - Por Sueli Silva


A ONU, instituiu o dia 03 de dezembro como o DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, que tem como objetivo principal conscientizar as pessoas e assegurar uma melhor qualidade de vida para todos reafirmando a promoção dos Direitos Humanos através dos princípios universais de dignidade, integralidade, igualdade, valorização e não discriminação das PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

Neste momento, faço um convite a cada um (a) a fazer uma reflexão enquanto cidadão (ã) a respeito dos seus conceitos e atitudes sobre o tema em destaque. É importante reforçar para todos os segmentos da sociedade que inclusão e acessibilidade têm uma abrangência muito maior do que a adaptação dos espaços físicos, pois a verdadeira inclusão só será verdadeiramente possível quando houver o respeito à diferença e consequentemente a adoção de práticas e atitudes que permitam às pessoas com deficiência a serem reconhecidas de acordo com suas capacidades, possibilidades e limitações através da aceitação, valorização e acima de tudo o respeito às singularidades. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO - DIREITO DE TODOS

RESPONSABILIDADE DE CADA UM ( O que você tem a ver com isso ??? ).

- Você já parou um minuto para observar as calçadas da nossa cidade e imaginou a dificuldade pela qual passa um cadeirante para subir ? Pois é não existem rampas ou rebaixamento que possa facilitar a passagem dos usuários de cadeira de rodas ou mesmo pessoas que têm mobilidade reduzida, pois é, façam essa observação em todas as ruas principalmente na Avenida Dr. Alberto d'Alberto que é onde existe a maior concentração de estabelecimentos comerciais, como também de espaços públicos.

- As lojas que você frequenta, as farmácias, supermercados estão realmente acessíveis para receber e atender a todas as pessoas ?

- Os hotéis, restaurantes, lanchonetes que você costuma frequentar têm condições de receber a todos? Com ou sem alguma limitação ?

- A empresa que você trabalha ou conhece tem contratado pessoas com deficiência ?

- Você que tem loja, ou outro estabelecimento comercial na hora de organizar os espaços ou expor os produtos têm pensado em receber todos os cliente ?

- Você tem respeitado as vagas de estacionamento que são reservadas para pessoas com deficiência ou idosos? E as filas prioritárias você também respeita?

- A sua casa, tem condições de receber a visita de uma pessoa com deficiência?

- A igreja que você frequenta, seja católica, evangélica ou outra está adaptada para receber cadeirantes ou idosos? E as pessoas surdas já têm condições de assistir missas ou cultos evangélicos com a presença do intérprete de Libras?

- Você que é arquiteto, engenheiro, construtor, pedreiro, mestre de obras, está observando as questões da acessibilidade de acordo com as normas da ABNT em seus projetos, construções e reformas?

- Ao nossos estabelecimentos escolares estão sendo construídos ou reformados de acordo com as normas da acessibilidade?

- O nosso município turístico, destacando as nossas belas cachoeiras tem como oferecer o mínimo de acessibilidade ao nosso turista com deficiência?

- E, você? Está preparado(a) a rever os seus conceitos e atitudes para contribuir com a valorização da diversidade, eliminando as barreiras da discriminação e do preconceito e efetivando as questões dos Direitos Humanos. Se você parou para refletir, é porque você tem condições de mudar de atitude e colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária. E sendo assim, o segmento da pessoa com deficiência agradece!

Atenciosamente,

Sueli Silva e AEAB (Associação dos Especiais e Amigos de Bonito) Dez/ 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

6 anos levando a notícia com responsabilidade.

6 anos levando a notícia com responsabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...